Doblo cinza é usado em sequestro de crianças #boato

By | 11/08/2016

Boato – Um homem e três mulheres disfarçados de fotógrafos estão sequestrando crianças com Fiat Doblo cinza.

O desaparecimento de crianças é um problema grave no Brasil. Por ano, ao menos 40 mil crianças e adolescentes somem no país. De um simples descuido na praia ao sério caso dos sequestros, estas ocorrências são diárias e não escolhem classe social, cor, idade ou endereço. E aí, nesse clima de insegurança, fica fácil que as pessoas caiam nos alertas que as redes sociais espalham sobre o tema.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99331-6821 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Boato espalha que grupo está usando um doblo cinza para sequestrar crianças

Boato espalha que grupo está usando um doblo cinza para sequestrar crianças

O aviso mais recente indica que pais e mães precisam estar atentos a um carro específico – um homem e três mulheres estão disfarçados de fotógrafos e rondando dentro de um doblo cinza. Segundo o alerta, o grupo está sequestrando crianças. Confira:

Galera tem uma doblo cinza rondando pelo Centro e regioes proximas com 1 homem e 3 mulheres. Eles passam de casa em casa querendo tirar foto de crianças e falando que é para propaganda de loja. Esse veiculo tem ocorrencia de roubo. Tudo indica que eles estao sequestrando crianças. PLACA: OPG-3254 Doblo cinza Por favor repassem em todos os grupos e pessoas que voces conheçam

Estão usando um doblo cinza para sequestrar crianças?

Claro que não é impossível que se cometam crimes – de sequestro, inclusive – dentro de um doblo cinza. Nenhum carro está isento de ser usado para o mal, muito menos está livre de roubos. No entanto, este aviso que tem assustado as pessoas no WhatsApp não procede.

O alerta traz aquelas características batidas de boato, erros de português, informações incompletas, tom alarmista e o velho pedido por compartilhamento. Junte-se a isso, o fato da polícia não ter recebido nenhuma denúncia recente de sequestro de crianças que se encaixe no que o texto diz. Inclusive, é muito comum que boatos sobre sequestradores de crianças em veículos suspeitos aparecem na web, aqui no site já desmentimos casos do tipo.

Além disso, de tanto que tem circulado a história do doblo cinza já foi até desmentida em diferentes cidades. Jaraguá do Sul (SC), Mariporã (SP) e Cafelândia (PR) são alguns dos locais em que o boato apareceu e a imprensa local tratou de esclarecer que era tudo mentira. Mesmo assim, como o alerta não especifica em que “centro e regiões próximas” o carro teria aparecido, é muito provável que o boato ainda apareça em muitos outros estados.

Para fechar, a única informação clara apresentada, a placa do carro, é justamente o que entrega de vez a história como falsa. Checamos no portal do Sinesp (Sistema Nacional de Informação de Segurança Pública) a placa indicada e adivinhem… o carro registrado com a placa OPG-3254 não foi roubado, consta no sistema como “em situação legal”. E mais, o veículo sequer é um doblo, trata-se de um Volkswagen Polo, preta.

Logo, não há um doblo cinza sequestrando crianças, tudo, absolutamente tudo é balela.

One thought on “Doblo cinza é usado em sequestro de crianças #boato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *