Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Doação de filhotes de pitbull com 20 dias que perderam a mãe no parto #boato

Doação de filhotes de pitbull com 20 dias que perderam a mãe no parto #boato

Boato – Estão doando filhotes de pitbull com 20 dias de vida. A mãe morreu no parto e os donos não podem cuidar. Para adotar é só entrar em contato no WhatsApp.

Quem acompanha o Boatos.org já deve conhecer aquela velha história da doação dos filhotes de cachorros. A história é sempre a mesma: fotos dos animais são compartilhadas na internet, há um anúncio que a mãe dos cachorros teve algum problema e um contato de telefone. Detalhe: depois que desmentimos, sempre aparece um monte de gente perguntando se o Boatos.org está doando cachorros.

Mesmo com esse risco de “confusão”, estamos aqui para falar de mais uma dessas balelas. De acordo com uma mensagem que circula na internet, filhotes de pitbull estão disponíveis para doação. Há diversos contatos de diversos DDD nas mensagens (provavelmente, varia de acordo com a região). Leia a mensagem que circula online:

Confira o desmentido no vídeo abaixo:

Gente, ajuda aí! Filhotes de Pit-bull com 20 dias. A mãe morreu no parto e não estamos podendo cuidar, o dono está doando os filhotes antes que morram. Quem se interessar é só ligar para o número [telefone] Gustavo ou Rosangela (ou outros nome). Divulguem em outros grupos urgente

Estão doando filhotes de pitbull com 20 dias que perderam a mãe no parto?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Tá aí. Bastou a foto dos cachorrinhos circularem por aí para a mensagem se espalhar (cada uma ao seu modo) na internet. Mas será mesmo que a história que aponta que estão doando filhotes de pitbull por aí é real? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Não precisa ser um gênio para perceber que a história é falsa. O primeiro motivo está no caráter do anúncio. Vamos partir do pressuposto de que muita gente quer gratuitamente cachorros que têm valor de mercado de graça (o duro é ver gente querendo adotar vira-lata). Só o fato da mensagem ter viralizado já nos leva a crer que, se um dia tivesse sido real, já é falsa.

Segundo ponto: a infinidade de números de telefones e de nomes de contatos diferentes também denota que há algo errado. Afinal, se algum desses anúncios fosse real, haveria outros falsos circulando por aí. Ou seja: como se diz no meio jurídico, a questão já estaria prejudicada.

Viu que falamos no condicional (se tivesse sido real, se fosse real). O motivo é simples: a história é falsa mesmo. A prova final está na mensagem e nas imagens. A mensagem não só tem as principais características de um boato na internet como também é a mesma mensagem (troque apenas a raça dos cachorros) dos boatos desmentidos sobre dálmatas e labrador. Confere aí embaixo:

Filhotes de labrador com 20 dias: mãe abandonou e dono está doando #boato

Doação de filhotes de labrador que perderam a mãe; repassem! #boato

Doa-se filhote de labrador, já morreram quatro #boato

Doação de filhotes de Dálmatas; já faleceram quatro #boato

Assim como nos boatos citados acima, as imagens utilizadas não são recentes ou mesmo do Brasil. Uma busca pelas imagens no serviço Tineye mostra que elas são “de ilustração” de cães pitbull e circulam na web, no mínimo, desde o ano passado. Ou seja: os filhotes das fotos nem são tão filhotes assim.

Resumindo: a história que circula online e fala da doação de filhotes de pitbull que perderam a mãe é falsa. Não passa de mais uma adaptação de um boato que circula online. Não acredite e não peça a doação dos animais para o Boatos.org. O máximo que você vai conseguir é receber uma lista de desmentidos nossos como resposta (o que não seria tão ruim).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.