Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Detenta amamenta criança através das grades da cadeia no Brasil #boato

Detenta amamenta criança através das grades da cadeia no Brasil #boato

Boato – Enquanto Adriana Ancelmo vai cuidar dos filhos em casa, detenta amamenta bebê atrás de grades em cadeia no Brasil.

Pelo jeito, um dos assuntos que está dominando a atenção nos últimos dias é a ida de Adriana Ancelmo, mulher do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, para casa. Entre os inúmeros protestos contra a decisão da Justiça de conceder o direito à prisão domiciliar a ela, imagem de uma mulher amamentando um bebê através de grades têm chamado atenção na internet.

A foto mostra um bebê sendo segurado por uma mulher e amamentado por outra, que está atrás de uma grade verde em um cenário com parede verde. Mensagens que acompanham a postagem são as seguintes:

ENQUANTO A MAMÃE CABRAL É SOLTA PRA CUIDAR DOS FILHOS MENORES DE 12 E 14 ANOS, OUTRAS DETENTAS AMAMENTAM SEUS BEBÊS PELA GRADE. Este é um Brasil, de quem tem dinheiro é que manda, este é o nosso JUDICIÁRIO. Vamos divulgar essa vergonha!

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

ESTÃO AÍ DUAS DETENTAS: A DETENTA RICA, GANHOU O DIREITO DE PRISÃO DOMICILIAR POR TER UM FILHO DE 14 ANOS… AO LADO VEJA A SITUAÇÃO DO FILHO DA DETENTA POBRE, E DER A SUA OPINIÃO..******* AGRADEÇO A TODOS QUE ESTÃO CURTINDO, COMENTANDO E COMPARTILHANDO. a PUBLICAÇÃO ESTÁ NO QUARTO DIA, E ESTAMOS CHEGANDO A 70.000 COMPARTILHAMENTOS ! !. OBG.POVO PATRIOTA ! QUE DIZ NÃO A INJUSTIÇA…ESSE PAÍS TEM JEITO…

Detenta amamenta bebê através das grades da cadeia no Brasil?

É claro que a história gerou indignação em muita gente na internet. Mas será mesmo que a mulher que está amamentado uma criança atrás das grades é do Brasil? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Se a imagem fosse do Brasil, o que estaria acontecendo seria uma ilegalidade. Em 2015, dados do Ministério da Justiça apontavam que 550 estavam em penitenciárias femininas junto às mães. A lei brasileira prevê que mulheres têm o direito de amamentar as crianças na prisão. Leia o texto:

§ 2o Os estabelecimentos penais destinados a mulheres serão dotados de berçário, onde as condenadas possam cuidar de seus filhos, inclusive amamentá-los, no mínimo, até 6 (seis) meses de idade.” (NR)

“Art. 89. Além dos requisitos referidos no art. 88, a penitenciária de mulheres será dotada de seção para gestante e parturiente e de creche para abrigar crianças maiores de 6 (seis) meses e menores de 7 (sete) anos, com a finalidade de assistir a criança desamparada cuja responsável estiver presa.

Viu que falamos “se a imagem fosse no Brasil”. Isso porque a imagem não é daqui. A foto que está causando indignação na internet é da Argentina e foi tirada em 2015.

De acordo com esse texto, ela pertence a Ruth Abigail Núñez, uma mãe de 28 anos que estava presa na cidade de Buenos Aires e estava dando de mamar para Aluhé. De acordo com o texto, Núñez tinha uma ordem judicial que a permitia alimentar a criança a cada duas horas. Porém, os policiais só permitiam a amamentação através das grades.

Resumindo: a foto da mulher amamentando através das grades é verdadeira, mas não é do Brasil. Nem a lei do país permite a amamentação pelas grades como também não há registros (por enquanto) em fotos de situação parecida com essa.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331-6821.