Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Não desligue o celular! Golpe do falso sequestro #boato

Não desligue o celular! Golpe do falso sequestro #boato

Boato – Bandidos pedem que você desligue o celular para aplicar golpe do falso sequestro. Repasse!

A criatividade dos criminosos para arrancar dinheiro das vítimas, não tem limite. Sabe aquela história do falso sequestro? Ela não é nova e costuma vir à baila de tempos em tempos. O caso mais recente dá conta de uma versão nova do golpe.

Bandidos usam nova versão do golpe do falso sequestro por celular, diz boato
Bandidos usam nova versão do golpe do falso sequestro por celular, diz boato

O novo golpe funcionaria assim: criminosos disfarçados de funcionários de empresas de telefonia pedem que você desligue o celular para aplicar o golpe do sequestro. As denúncias foram divulgadas por usuários do Whatsapp e também circulou pelo Facebook. Leia o que diz a mensagem compartilhada no aplicativo:

“Polícia Federal – AVISO URGENTE- MUITO SÉRIO NAO DEIXEM DE LER NEM DE REPASSAR É UM ÓTIMO ALERTA À POPULAÇÃO. Polícia Federal informa: Não desligue seu celular! Bandidos mudaram a tática! Tenha cuidado. Deixe seu celular LIGADO… Aquele golpe que estavam dando na praça, dizendo que haviam seqüestrado um parente seu e exigindo resgate? Pois é, infelizmente ele foi remodelado, adaptado, já que a imprensa nacional andou divulgando o método que era utilizado. Agora, os criminosos ligam para você dizendo que seu celular foi clonado: – Alô, Fulano? Nós somos da (VIVO CLARO/OI /TIM) e estamos informando que seu celular foi clonado. Você deve desligá-lo por 1 hora apenas, para que possamos efetuar averiguações na linha do seu celular. Você, acreditando na ótima prestação de serviço, desliga o celular por uma hora, afinal o pedido é somente para desligar o celular, ‘que mal teria’? Aí é que vem o perigo… Os bandidos durante esta hora ligam para sua casa e praticam o golpe do seqüestro, previamente preparado.. Quem atende o telefone na sua casa, liga rapidamente para o seu celular e ouve: ‘Este celular está desligado ou fora da área de serviço’. Daí em diante é só pavor total, na família, nos amigos, no trabalho… Portanto, muito cuidado. Se ocorrer esse fato, MANTENHA SEU CELULAR LIGADO. NÃO O DESLIGUE EM HIPÓTESE ALGUMA. Para a área técnica da operadora checar alguma coisa na sua linha não é necessário desligar o aparelho, portanto não há justificativa para desligá-lo. Ao contrário, entre imediatamente em contato com as pessoas mais próximas à você (familiares, amigos, colegas de trabalho) e os alerte do fato. Após isso, entre em contato com a Polícia (ligue 190 e/ou vá à Delegacia de Polícia mais próxima). Esse aviso é sério. REPASSE”

Existe golpe do sequestro com celular desligado?

O enredo pode mudar um pouco, mas a história é sempre a mesma: alguém te liga narra um sequestro com ameaças, pressões e insultos. E o final nem precisa dizer, porque a gente já sabe. Porém, ao buscarmos informações sobre o caso, percebemos que a história não é não é bem assim.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Se você nos acompanha sabe que essas mensagens compartilhadas com a intenção de alertar a população são, na maioria dos casos, falsas. Já mostramos casos parecidos, como foi o da quadrilha que usava falsa pesquisa de qualidade da educação em sequestros ou o alerta falso sobre o golpe do telefone com delegado e reparos.

Apesar de ser ostentado como “novo golpe”, o texto circula na web desde 2006. E até então, não foi encontrado nenhum registro de casos com essa descrição. Além disso, só o fato do texto não indicar fontes, data e local de onde aconteceu já são motivos pra desconfiar.

Por fim, vale lembrar que os criminosos que praticam esse tipo de crime ligam aleatoriamente. Eles discam um número e tentam a sorte. Mas aí, qual a chance de acertarem o número da pessoa e do seu parente?

Com tantas incertezas nessa história podemos sacramentar: a história de que bandidos pedem que você desligue o celular para aplicar golpe do sequestro é falsa. Esse é mais um boato que circula na internet.

Nós sabemos que, infelizmente, o golpe do sequestro existe e que toda atenção é pouca, mas compartilhar boatos não ajuda em nada. Na dúvida, não compartilhe antes de checar as informações.

Ps.: Esse artigo foi uma sugestão do leitor José Carlos Almeida. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou Facebook.