Decreto aumenta alíquota do Imposto de Renda de 27,5% para 35% #boato

Boato – Governo publicou decreto que aumenta de 27,5% para 35% a alíquota do Imposto de Renda. Repasse a informação para todos.

Apesar de a grande maioria dos brasileiros não entender profundamente sobre indicadores econômicos, há, no mínimo, duas situações que deixam as pessoas em polvorosa quando cogitadas: disparada da inflação e aumento de impostos. No texto de hoje, deixaremos a inflação de lado e falaremos dos impostos. Mais exatamente o Imposto de Renda.

Circula no WhatsApp uma mensagem que aponta que o governo publicou um decreto que aumenta o Imposto de Renda de 27,5% para 35%. O texto, que também cita que o governo vai pagar R$ 6 milhões para os deputados votarem a Reforma da Previdência (boato desmentido aqui), aponta um cálculo matemático: se você compartilhar com dez pessoas, logo milhões serão atingidos. Leia:

Print da notícia falsa que fala que o governo vai aumentar Imposto de Renda para 35%
Print da notícia falsa que fala que o governo vai aumentar Imposto de Renda para 35%

Decreto aumentou de 27,5% para 35% a alíquota do Imposto de Renda?

Confira o desmentido em vídeo

Muitas pessoas resolveram seguir “o conselho” e compartilharam (não sei se com dez amigos) a mensagem. Mas será mesmo que o governo publicou algum decreto que aumenta a alíquota do Imposto de Renda de 27,5% para 35%? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Dois pontos derrubam totalmente a tese apresentada na mensagem. O primeiro é que o mesmo texto está circulando na internet há anos. Em outubro de 2015, desmentimos a história. Na época, o texto foi publicado em conjunto com um cálculo que aponta que o Brasil teria a maior carga de impostos do mundo (informação que também é falsa).

De 2015 para cá, nenhum decreto prevendo o aumento do Imposto de Renda para 35% foi publicado. É possível ver isso na lista de decretos do governo. O máximo que aconteceu foi uma declaração do presidente Michel Temer em agosto de 2017 de que o governo estaria estudando o aumento da alíquota que, ao contrário do que o texto do boato aponta, atingiria os mais ricos e não a classe média. Depois da repercussão negativa, o governo falou que a ideia estava engavetada.

Resumindo: o texto que aponta que o governo vai aumentar alíquota do Imposto de Renda para 35% é falso. O governo até cogitou colocar a medida em prática (que atingiria os mais ricos), mas recuou da ideia. Trata-se de mais um boato que circula na internet.

Em tempo: não somos matemáticos, mas resolvemos calcular se no 6º repasse para dez pessoas, “milhões seriam atingidas”. No primeiro repasse, 10 pessoas seriam atingidas. No segundo (se dez passarem para dez), 100 seriam atingidas. No terceiro, o número subiria para 1000. No quarto, para 10 mil. No quinto, para 100 mil. No sexto, o número iria para 1 milhão.

Se você acha que o texto está certo então, saiba que duas variáveis tornam a tese falsa. A primeira é que “1 milhão” é “1 milhão” e não “milhões”. A segunda é que se uma dentre essas pessoas recebesse a mensagem repetida, já não seria mais possível alcançar 1 milhão de pessoas.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

4 comentários em “Decreto aumenta alíquota do Imposto de Renda de 27,5% para 35% #boato

  • 13/11/2017 em 17:59
    Permalink

    Precisamos é de um imposto único que permita que este pais se desenvolva e junto a este um corte anual de 10% nas despesas governamentais até que esta represente apenas 30% da arrecadação.

    Resposta
  • 03/11/2017 em 16:11
    Permalink

    #boato cada vez mais com credibiidade!

    Resposta
  • 18/10/2017 em 12:45
    Permalink

    Esse tipo de notícia é um “balão de ensaio” do governo para ver como a população reagiria a um aumento, eles colocam valores bem acima do que pretendem. É igual quando há negociação de aumento salarial, eles manipulam até chegar no índice que pretender dar.
    Depois de algum tempo o governo aumenta a alíquota, mas não para 35%, talvez para perto de 30% talvez (por exemplo se aumentarem 1% já dá uma grana preta para o governo), que é bem menos do que havia no “boato”, então o povo não fica tão revoltado, afinal de contas não foi tudo aquilo de que falavam, foi menos. É boato sim, mas do próprio governo!

    Resposta
    • 04/01/2018 em 11:18
      Permalink

      Por mim aumentaria pra 60% a alíquota para os mais ricos!
      Não tem condições chegar em um site que desmente boatos e certos indivíduos insistirem na teoria de conspiração que o tal boato propaga. Rá pôDiabo mesmo viu!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)