Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Criança morre após comer ovo de cobra achando que era ovo de codorna #boato

Criança morre após comer ovo de cobra achando que era ovo de codorna #boato

Boato – Após ingerir ovo de cobra pensando que estava comendo um ovo de codorna, uma criança faleceu em Recife, capital de Pernambuco.

Quem nunca comeu algo por engano na vida? Seria muito difícil encontrar alguém que responda “não” a essa pergunta. Afinal, seja por um engano do atendente que trocou o sanduíche na hora de entregar o pedido, ou mesmo na hora que a gente acidentalmente se confunde entre qual suco está com açúcar e qual sem, nessas situações muito comuns, sempre acontece de comermos algo errado sem querer.

O problema é quando esse engano pode se tornar fatal. Segundo uma mensagem que está circulando no Facebook e por áudio no WhatsApp, foi justamente isso que aconteceu com uma criança em Recife, capital de Pernambuco.

Nas mensagens se afirma que a criança ingeriu um ovo de cobra achando que era ovo de codorna, o que resultou em complicações que a levaram a morrer: “Gente, uma criança morreu na restauração, apos comer um ovo de codorna, pensando que era ovo de codorna….. (mas na realidade, era ovo de cobra). Infilismente a criança chegou a óbito. Foi verdade, verídico… ATENÇÃO MAMÃES”. Confira abaixo a transcrição do áudio que também está circulando:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Boa noite a paz do senhor a todos. Estou no Hospital para restauração de plantão e quero comunicar um fato que ocorreu no hospital. Uma criança, de mais ou menos três anos deu entrada no Hospital da Restauração com queixa de abdômen distendido e fomos chamados para ver respirador para essa criança. Quando chegou lá, em resumo, essa criança comeu ovo de cobra pensando que era misturado no ovo codorna. Estava com a família na praia, ela tem 3 anos e estava com família na praia e comeu o ovo de cobra pensando que era ovo de codorna. Essa criança veio a falecer, portanto tenham cuidado com aquele saquinho de ovo de codorna, qualquer dúvida entre no Google e veja o ovo de cobra como parece com o ovo de codorna. Viu isso é um alerta para as mães, para as mães e para os adultos também. Agradeço.

Uma criança morreu após comer ovo de cobra achando que era ovo de codorna?

Na internet a trágica história está rendendo muitos compartilhamentos e no WhatsApp o áudio está circulando bastante. As pessoas que estão repassando o conteúdo muito provavelmente têm boa intenção, mas, será que uma criança morreu mesmo após comer ovo de cobra achando que era de codorna? Não, não é, e vamos explicar os detalhes a seguir.

Não poderíamos começar de outra forma, senão destacando o quanto esse áudio e a mensagem no Facebook apresentam explicitamente características de boatos. Ambos são vagos, sem informação concreta e clara, os dois têm tom alarmista e erros (de pronúncia e ortografia).

Depois, uma rápida busca por qualquer situação semelhante nos mostra que a história não foi mencionada em nenhum veículo importante, nem mesmo em Recife. Tudo bem que a imprensa está ocupada com a greve dos caminhoneiros, mas jornalisticamente falando, uma intoxicação desse tipo jamais passaria batido nas editorias de “Saúde” ou mesmo “Cotidiano”. Se fosse verdade, alguém teria falado do assunto.

Também não encontramos nenhuma referência no site da Secretaria de Saúde de Pernambuco, onde há informações gerais sobre o Hospital da Restauração. Se um acidente assim ocorresse de fato na praia, o governo do estado não hesitaria em emitir ele próprio um alerta à população.

Sobre a imagem que estão compartilhando para “ilustrar” a tragédia, na verdade na foto os ovos mostrados não são de cobra, mas de pássaros mesmo (provavelmente de codorna). Encontramos a origem da foto em um banco de imagens e na descrição da mesma é explicado que a fotografia mostra uma “serpente rato branco” em uma ninhada de ovos no Texas. Aliás, ovos de cobra são muito diferentes de ovos de codorna, pois são bem mais moles e muito brancos.

E apesar de estarmos falando da suposta tragédia no Recife, a história que já começa a circular em outras cidades não tem como ser verdadeira, simplesmente porque, como mostramos acima, nada faz sentido.

Resumindo, não é verdade que uma criança morreu no Recife depois de comer ovo de cobra achando que era ovo de codorna. Esta é apenas mais uma balela correndo as redes sociais. Em tempos de áudios muito suspeitos sobre greve dos caminhoneiros, intervenção militar e etc, até que é válido mudar um pouco de foco.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.