Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Conta de luz falsa da CPFL vem com código de selinho #boato

Conta de luz falsa da CPFL vem com código de selinho #boato

Boato – Contas de luz da CPFL que estão chegando com novo código na parte externa são falsas e o pagamento dessas faturas não é válido.

Trabalhar, pagar, trabalhar, pagar, trabalhar, pagar, trabalhar. Para aqueles que, felizmente, mantêm-se empregados mesmo nos tempos difíceis da atual economia brasileira, não parece que essa é a única rotina viável?

Pode não parecer (ou parece sim e percebemos), mas o brasileiro trabalha pelo menos cinco meses durante o ano apenas para pagar impostos. As contas entram nessa estatística uma vez que tem diversas taxas embutidas . Não sobra muita opção, quem não paga acaba no terrível grupo dos “inadimplentes”.

E justamente por não ser fácil se manter firme nessa rotina do “trabalha, paga” é que tem muita gente desesperada com a possibilidade de estar caindo em um golpe. Um áudio acompanhado de uma fotografia de contas da CPFL, concessionária de energia elétrica do estado de São Paulo, está fazendo pessoas deixarem de pagar suas contas de luz. A informação repassada é que as novas contas com códigos do lado de fora são falsas e fazem parte de uma fraude. Confira a transcrição do áudio:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

“Ô gente ó, esparrama aí o BO da conta de força, tá igual o IPVA, se a conta vier com esse selinho é uma conta falsa, cê vai pagar e não vai constar o pagamento. Diz que a delegacia lá já tá lotada de gente que pagou errado e quer reaver o dinheiro e não tá conseguindo. Tem uma cliente aqui que cabô de falar. Eu vou mandar uma foto mais ou menos, é um selinho que fica no canto da conta mostrando que é gambiarra”.

As contas da CPFL com o novo código são falsas?

Embora a preocupação com fraudes de contas e faturas indevidas seja válida (porque de fato podem acontecer), neste caso específico não há porque fazer alarde. Nada procede nas informações passadas no áudio. É tudo balela de desocupado mesmo.

As fotos da nova conta de luz começaram a circular na primeira semana de maio junto com esse falso recado de fraude. Apesar de as pessoas estarem repassando a balela, a própria CPFL esclareceu que a inserção do código QR (“o selinho”) na parte externa da conta foi implantada pela empresa para melhorar o sistema de controle e entregas.

De tanto se espalhar a história dos códigos serem de contas falsas,  a CPFL achou por bem divulgar um texto informando que implantou os novos códigos em abril e que a mudança estava prevista para o mês de maio. No comunicado, a companhia também esclarece dúvidas sobre falsificação de cobranças, fraude, atendimento e contatos.

Além do que, como muitas balelas do tipo, o áudio não passa nenhuma informação precisa como, por exemplo, de que lugar são as contas ou qual a delegacia onde as pessoas já estão denunciando a fraude. Ah, e a título de curiosidade os códigos QR vêm sendo utilizado há pelo menos 10 anos e são cada vez mais comuns para diversas funções (ingressos, revistas, controle de estoques e pagamentos de contas, inclusive).

Portanto, não há com o que se preocupar. As faturas de energia da CPFL com o código externo são verdadeiras e foram admitidas pela própria empresa. Aliás, não pagar a conta é que pode se tornar um problema. Cuidado para não ficar no escuro por causa de mais um #boato.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.