Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Comerciante de Caldas Novas terá que indenizar família de assaltantes #boato

Comerciante de Caldas Novas terá que indenizar família de assaltantes #boato

Boato – Depois de reagir a assalto e matar dois assaltantes, um comerciante de Caldas Novas (GO) terá que indenizar família dos bandidos.

A criminalidade é algo que sempre chama atenção. Uma prova disso é o número de programas sensacionalistas que fazem sucesso na TV brasileira. Outra prova está no sucesso de conteúdos sobre o assunto na internet.

Nos últimos dias, um vídeo (que não vamos publicar por aqui) que mostrava um comerciante reagindo a um assalto e matando dois bandidos em Caldas Novas (GO) viralizou na internet. Agora, uma notícia relacionada ao assunto também está “colhendo” cliques e compartilhamentos nas redes sociais. Leia trechos do texto:

Comerciante que reagiu a assalto e matou dois bandidos na tarde da última segunda-feira (21), terá que pagar indenização à família dos assaltantes caso seja condenado. Assim afirma a diretora da Secretaria de Direitos Humanos de Goiás, Carmén Santucci. De acordo com ela, mesmo agindo em legítima defesa, o comerciante tirou a vida de dois jovens que davam sustento à suas famílias. “As famílias desses rapazes não têm condições financeiras, e dependiam deles para se manterem. Ao tirar a vida dos dois, o comerciante também tirou a renda da família, que agora não tem como sobreviver.” disse a diretora.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Se condenado, o comerciante terá que pagar indenização de 1 salário mínimo por mês para cada uma das famílias por um período de 2 anos. Caso não cumpra, o mesmo poderá ser preso por até 3 anos em regime fechado. O comerciante não responderá por assassinato, pois segundo o delegado Wllisses Valentim Menezes, responsável pelo caso, foi comprovada a reação em legítima defesa. Porém, ele ainda irá responder por porte ilegal de arma. Ao se apresentar à delegacia, o comerciante, que não teve o nome divulgado, prestou depoimento e foi liberado logo em seguida, já que não houve flagrante.

Comerciante de Caldas Novas terá que indenizar família de assaltantes mortos?

A história viralizou no Facebook e no WhatsApp e fez sucesso entre os que acreditam no justiçamento. Mas será mesmo que o comerciante de Caldas Novas vai ter que indenizar a família dos bandidos mortos em assalto? A resposta é não. Vamos aos fatos.

O primeiro ponto que denuncia a farsa está na própria fonte da informação. Ela veio de um site que só publica notícias falsas, o “Portal Top 5”. Já desmentimos algumas pérolas vindas de lá como, por exemplo, a notícia que falava da redução do salário mínimo para 2018.

O segundo e mais importante ponto está nas informações erradas contidas no texto. Para começar, não existe “Secretaria de Direitos Humanos de Goiás”. O nome da pasta que cuida do assunto é “Secretaria Cidadã”. Dentro dela há uma Superintendência de Direitos Humanos. Detalhe: nenhuma das chefes se chama Carmén Santucci.

O terceiro ponto é que não há sequer uma notícia (com exceção do site citado acima) de que o comerciante terá que pagar indenização à família. Por sinal, não achamos nenhum caso de pessoa condenada a indenizar após reagir a assaltos.

Resumindo: a história que aponta que o comerciante que matou dois assaltantes terá que indenizar a família deles é falsa. A informação não passa de mais um fake news que viralizou na internet. Com certeza, não será o último sobre o assunto.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.