Todo cofre de hotel é aberto com a senha de seis zeros, o 000000 #boato

Boato – Todo cofre de hotel tem uma senha padrão de seis zeros, o 000000. Muito cuidado ao deixar os seus pertences.

Como vocês devem imaginar, todos os dias “dicas de segurança” povoam a nossa timeline no Facebook. Só que há dois grandes problemas nisso: o primeiro é que podemos acabar paranoicos por causa disso. O segundo é que nem toda dica é verdadeira. Ou pelo menos não pode ser tomada como verdade absoluta.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Há algum tempo, diversos vídeos que circulam na internet “denunciam” o quanto os cofres de hotéis são inseguros. Normalmente a filmagem é assim: uma pessoa tranca o cofre do hotel com a sua senha e depois tenta destravar o cofre com uma senha um tanto quanto comum: 000000.

Neste ano, a história chegou ao Brasil. Nos últimos dias, dois vídeos têm circulado pelo Facebook e WhatsApp falando a mesma tese e alertando as pessoas. Leia os textos que circulam online a assista aos vídeos:

PERIGO. Descobri que todo cofre de hotel é aberto com uma senha padrão 000000. Eu tranquei meu cofre com uma senha particular. Mas digitando 000000 ele abre. MUITO CUIDADO! COMPARTILHEM! 000000 senha padrão digite 6 vezes o número (0) e abra qualquer cofre de hotel ou seja não é seguro

Todo cofre de hotel é aberto com a senha de seis zeros, o 000000?

De fato, os vídeos são impressionantes e, com razão, chamaram atenção nas redes sociais. Mas será mesmo que todos os cofres podem ser abertos com uma senha de seis zeros? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Para chegarmos a solução da história é preciso entender como é o funcionamento dos cofres de hotéis. Todos os cofres têm uma senha mestre, que o abre em qualquer situação, e senhas que podem ser criadas “na hora” por quem o utiliza (seja um hóspede ou qualquer outra pessoa). Faz sentido existir uma senha mestre. Imagina você colocar os seus pertences e depois esquecer a senha do seu cofre?

Pois bem. A grande questão é que muitas marcas de cofres têm a senha 000000 como padrão. E, apesar do pedido para que a senha seja modificada, muitas vezes isso não é feito. Por isso, algumas pessoas conseguem abrir os cofres em hotéis.

Mas isso significa que todos os cofres têm essa senha como mestre? É claro que não. Há marcas que têm outras sequências (essa, por exemplo, tem como padrão o código 111111) e também há usuários (hotéis) que modificam a senha padrão. Logo, é falsa a premissa que colocando 000000 o cofre será aberto.

Resumindo: os vídeos que mostram cofres abrindo com a senha de seis zeros é verdadeira, mas não podemos afirmar que todos os cofres do mundo vão se abrir com 000000. Isso seria um determinismo errado.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

7 comentários em “Todo cofre de hotel é aberto com a senha de seis zeros, o 000000 #boato

  • 03/05/2017 em 12:46
    Permalink

    Eita… Então não é boato não pô! Me mandaram aqui no grupo do bairro, e disse que estava no boatos então era mentira… Quando um dos participantes do grupo se filmou indo até o cofre do hotel para testar, e realmente abriu com os 6 zeros.

    Resposta
  • 02/05/2017 em 18:42
    Permalink

    E aí, como saber se o cofre é realmente seguro? Ou seja, nenhum é totalmente seguro, pois como disse Ana Cristina, SEMPRE alguém vai ter como abrir.

    Resposta
  • 02/05/2017 em 14:51
    Permalink

    Então, não entendi o sentido da sua “investigação”, pois o alerta da galera AINDA ESTÁ VALENDO, ou seja, melhor não usar o cofre !!! Acho q vc não desvendou nenhuma falcatrua, me desculpe, mas deveria rever seu post

    Resposta
  • 01/05/2017 em 17:19
    Permalink

    O que eu quis mostrar é que os cofres de hotel não são seguros, por que SIM, todos os hotéis têm a senha mestre e, sendo assim, se for com 6 zeros, com 111111 ou o que for, se houver no hotel alguém não confiável:um funcionário ou outra pessoa, o cofre vai abrir na hora em que eles quiserem. Ou seja: se você deixar suas coisas no cofre, eles podem abrir SIM.

    Resposta
    • 02/05/2017 em 18:25
      Permalink

      Você tem toda razão. O argumento usado pelo blog é totalmente inconsistente. Há sim risco concreto de ocorrer o pior. Se os hotéis ao menos esclarecessem esse fato e assumissem a responsabilidade por qualquer eventual problema, mas eles simplesmente omitem esse fato; o que é um mal sinal. Se você tiver um problema desse em uma viagem, escreva o que eu estou dizendo, vai sair no prejuízo. Fiquei preocupado com isso agora porque sempre usei esses cofres.

      Resposta
    • 03/05/2017 em 01:18
      Permalink

      Deixa de ser fofoqueira e criar pânico aos hospedes se não tem conhecimento como funciona senha de cofres. Os cofres vem de fabrica com senha padrão e que ao chegar no hotel é mudado para outros seis números a critério de cada hotel. É lógico que uma pessoa de confiança do hotel sabe a senha mestre. Tem tantas outras coisas que você confia quando esta num hotel, entre elas a chave da porta, tem chave mestre, a chave do carro que se deixa na portaria, e tantas outras situações. Pessoas que acreditem em fofocas ou quem divulguem como essas, parece que falta um pedaço do cérebro.

      Resposta
      • 03/05/2017 em 13:13
        Permalink

        Claro que a hospedagem em hotéis pressupõe uma relação de confiança entre o hóspede e o hotel. Quem for tão paranoico assim não pode se hospedar em hotéis.

        Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)