Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Todo cofre de hotel é aberto com a senha de seis zeros, o 000000 #boato

Todo cofre de hotel é aberto com a senha de seis zeros, o 000000 #boato

Boato – Todo cofre de hotel tem uma senha padrão de seis zeros, o 000000. Muito cuidado ao deixar os seus pertences.

Como vocês devem imaginar, todos os dias “dicas de segurança” povoam a nossa timeline no Facebook. Só que há dois grandes problemas nisso: o primeiro é que podemos acabar paranoicos por causa disso. O segundo é que nem toda dica é verdadeira. Ou pelo menos não pode ser tomada como verdade absoluta.

Há algum tempo, diversos vídeos que circulam na internet “denunciam” o quanto os cofres de hotéis são inseguros. Normalmente a filmagem é assim: uma pessoa tranca o cofre do hotel com a sua senha e depois tenta destravar o cofre com uma senha um tanto quanto comum: 000000.

Neste ano, a história chegou ao Brasil. Nos últimos dias, dois vídeos têm circulado pelo Facebook e WhatsApp falando a mesma tese e alertando as pessoas. Leia os textos que circulam online a assista aos vídeos:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

PERIGO. Descobri que todo cofre de hotel é aberto com uma senha padrão 000000. Eu tranquei meu cofre com uma senha particular. Mas digitando 000000 ele abre. MUITO CUIDADO! COMPARTILHEM! 000000 senha padrão digite 6 vezes o número (0) e abra qualquer cofre de hotel ou seja não é seguro

Todo cofre de hotel é aberto com a senha de seis zeros, o 000000?

De fato, os vídeos são impressionantes e, com razão, chamaram atenção nas redes sociais. Mas será mesmo que todos os cofres podem ser abertos com uma senha de seis zeros? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Para chegarmos a solução da história é preciso entender como é o funcionamento dos cofres de hotéis. Todos os cofres têm uma senha mestre, que o abre em qualquer situação, e senhas que podem ser criadas “na hora” por quem o utiliza (seja um hóspede ou qualquer outra pessoa). Faz sentido existir uma senha mestre. Imagina você colocar os seus pertences e depois esquecer a senha do seu cofre?

Pois bem. A grande questão é que muitas marcas de cofres têm a senha 000000 como padrão. E, apesar do pedido para que a senha seja modificada, muitas vezes isso não é feito. Por isso, algumas pessoas conseguem abrir os cofres em hotéis.

Mas isso significa que todos os cofres têm essa senha como mestre? É claro que não. Há marcas que têm outras sequências (essa, por exemplo, tem como padrão o código 111111) e também há usuários (hotéis) que modificam a senha padrão. Logo, é falsa a premissa que colocando 000000 o cofre será aberto.

Resumindo: os vídeos que mostram cofres abrindo com a senha de seis zeros é verdadeira, mas não podemos afirmar que todos os cofres do mundo vão se abrir com 000000. Isso seria um determinismo errado.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.