Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Foto mostra coelho após testes em animais da L’oréal #boato

Foto mostra coelho após testes em animais da L’oréal #boato

Boato – Imagem compartilhada na internet mostra coelho após teste em animais da empresa de cosméticos L’oréal Paris.

Unha, maquiagem, cabelo, barba e bigode, o brasileiro está cada vez mais preocupado com a aparência. A prova disso está no fato de que o mercado de estética, apesar da crise, não teve grandes perdas.

Uma imagem que circula na internet deixou muitos amantes da beleza e protetores de animais de coração partido. Isso porque a imagem mostra um coelho que supostamente teria passado por testes na L’oréal Paris. Leia o que diz a publicação:

Você gosta dos produtos da L’oreal (produtos para cabelo, perfumes e protetores solares)? É assim que eles são feitos.

Foto mostra coelho após testes em animais da L’oreal?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Por motivos óbvios, não vamos mostrar a imagem. Mas saiba que, apesar de parecer real, nem tudo nessa história é verdade. Sem mais delongas, vamos aos fatos.

Antes de mais nada, devemos dizer que a L’oréal é, de fato, uma das empresas de cosméticos criticadas por realizar testes em animais. Inclusive, em 2013, a Bloomberg informou que a prática causou problemas na expansão da empresa.

E mais: a L’oréal também fez parte da lista “do test” (faz teste) da PETA, que indicava empresas que faziam testes em animais. Ah título de curiosidade, saiba que “PETA” significa “People for the Ethical Treatment of Animals” trata-se de uma organização não governamental que atua na proteção de animais.

Pois bem. A L’oréal até tentou se defender dizendo que não realiza testes em animais. Porém, vende produtos na China e lá, segundo a empresa, os testes em animais são obrigatórios.

Agora, vamos a imagem. Antes de explicar devemos dar os créditos ao leitor Maurício Menezes Vilela que nos ajudou a desmontar a farsa. Dito isso, saiba que ela não é de um coelho após testes na L’oréal. Na verdade, a foto teve origem em um site de veterinária e mostra um coelho acometido por parasitas.

Além disso, o Wafflesatnoon, site gringo que desmente boatos na internet, também desmentiu o caso. Ou seja, sabemos que a história não nasceu aqui.

Resumindo: apesar de a L’oréal realizar teste em animais (só na China porque, segundo a empresa, é obrigatório), a imagem não é de um coelho após testes da empresa. Ou seja, #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão do leitor Maurício Menezes Villela e diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.