Nova espécie de cobra que se esconde na areia aparece em Itaparica (BA) #boato

Boato – Uma nova espécie de cobra está assustando os banhistas da ilha de Itaparica (BA). Ela é muito venenosa e se esconde na areia. Vídeo mostra tudo. Dias depois do desmentido, começaram a aparacer versões da história em Pernambuco e Espírito Santo. História continua sendo falsa. 

Agora há pouco, desmentimos um boato sobre a cobra que saiu do vaso sanitário em São João del Rei. Parece que o tema está “nos trends” da boataria. Para o texto de agora, vamos sair das cidades históricas mineiras e vamos para o litoral da Bahia.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:

Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Circula na internet um alerta que aponta que uma nova espécie de cobra está atacando banhistas da ilha de Itaparica (BA), mas exatamente na praia de Barra Grande. “Se trata de uma espécie muito venenosa, muito cuidado ao trafegar na areia, ela ataca com muita facilidade”, diz o texto. Junto à mensagem, um vídeo curto de uma cobra se escondendo na areia está sendo divulgado. Leia a mensagem (reprodução do Facebook):

Print da notícia falsa que fala que nova espécie de cobra que se esconde na areia está em Itaparica (BA)
Print da notícia falsa que fala que nova espécie de cobra que se esconde na areia está em Itaparica (BA)

Nova espécie de cobra que se esconde na areia apareceu em Itaparica (BA)?

Assim como na história da cobra no vaso sanitário, a história da cobra que se esconde na areia viralizou no Facebook e no WhatsApp. Mas será mesmo que a tal serpente está atacando banhistas da ilha de Itaparica? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Para começar, o texto tem as principais características de boatos na internet. É vago, tem caráter alarmista, erros de português (só faltou pedir compartilhamento). Para além disso, não encontramos nenhuma notícia que fale sobre qualquer ataque de cobras na Bahia. Isso já nos faz desconfiar.

Ao procurar sobre o vídeo, descobrimos também que ele não tem nada a ver com Itaparica ou com a Bahia. A filmagem foi publicada no perfil do Instagram The Wild Hanbury (que, por sinal, tem uma coletânea de serpentes). Assista:

A espécie de cobra em questão não é nova. Trata-se de uma Cerastes Vipera, também conhecida como “cobra da areia do Saara”. Sacou? Saara e não Itaparica. A espécie não é encontrada nas areias da praia da Bahia.

Só para terminar, entramos em contato com a página do Facebook da Prefeitura Municipal de Itaparica para saber se algum tipo de cobra estaria atacando os banhistas. A resposta foi curta e objetiva: “não procede”.

Resumindo: a informação que aponta que uma nova espécie de cobra que se esconde na areia está atacando pessoas na Ilha de Itaparica é falsa. Mais uma vez, a mensagem que circula online não tem nada a ver com o vídeo que a acompanha.

Em tempo: não é a primeira vez que um boato sobre cobras circula na internet. Relembre, em vídeo, o boato da cobra que “engoliu” uma moça.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

15 comentários em “Nova espécie de cobra que se esconde na areia aparece em Itaparica (BA) #boato

  • 02/12/2017 em 02:17
    Permalink

    Estou gostando muito desse site. Antes, vivia repassando alertas de vírus, pessoas precisando de doação de órgãos, sangue, riscos de assalto, crianças ou idosos perdidos, etc….por julgarem verdadeiras, uma vez que na minha opinião, ninguém com juízo e um mínimo de decência iria colocar um alerta falso para situações tão sérias…. só depois que já havia repassado para um lote de gente, pagava o maior mico, quando me avisavam ser mentira…agora, venho direto aqui, para verificar. Verdade é que agora não repasso nem boa noite…. sinceramente….cansei de perder tempo…
    Obrigada pelo trabalho de vocês.
    Nota 10000

    Resposta
  • 30/11/2017 em 20:50
    Permalink

    Sou de Itaparica-BA e realmente nunca houve isso aqui.

    Resposta
  • 27/11/2017 em 07:39
    Permalink

    essas pessoas tem a mente vazia eles mente e faz as pessoas mentir. vai ler a bíblia gente.

    Resposta
  • 23/11/2017 em 01:55
    Permalink

    tava com muito ainda bem q são apenas boatos amo ir pra praia com meu filho

    Resposta
  • 23/11/2017 em 00:57
    Permalink

    O vídeo chegou em Pernambuco, desde que me mandaram que já achei que seria boato!! Estão dizendo que a cobra está atacando na praia de boa viajem !!
    Muito bom esse esclarecimento

    Resposta
  • 22/11/2017 em 16:52
    Permalink

    Acabei de receber esse vídeo falando que ela está em Espírito Santo mesmo kkkk ô cobra que viaja essa tem até passaporte deve ter dupla cidadania também

    Resposta
  • 21/11/2017 em 23:29
    Permalink

    OBRIGADO POR DEIXAR A INTERNET MAIS CONFIÁVEL POIS COM BOATOS.ORG NÃO HÁ MENTIRA QUE VIRE VERDADE. BELO TRABALHO OS SEUS. A DECÊNCIA E A HONESTIDADE AGRADECEM. OBRIGADO.

    Resposta
  • 21/11/2017 em 20:25
    Permalink

    Recebi uma mesma mensagem falando sobre isso e já sabia que era notícia falsa e ainda em Boa Viagem / Recife / Pernambuco .

    Resposta
  • 20/11/2017 em 18:46
    Permalink

    Agora essa mesma cobra está atacando nas praias daqui do espírito santo. Ô povinho ignorante!!?!??

    Resposta
  • 18/11/2017 em 19:50
    Permalink

    Caramba véi isso é muito louco…antes de vcs publicarem isso, recebi esse vídeo Whatsapp …gosto muito de cobras..e quando vi sabia q cobra se tratava..pesquisei no Instagram esse cara e mandei pro grupo q recebi!!! Muito da hora isso !!! Parabéns pra vcs !!!

    Resposta
    • 18/11/2017 em 22:24
      Permalink

      Isso é mentira, essa espécie de cobra só vive em deserto mais precisamente no deserto do Saara. Essa informação é falsa.

      Resposta
  • 17/11/2017 em 14:20
    Permalink

    Vcs são muito eficientes mesmo. Quando eu vou sugerir a matéria já tá na capa. Pensando bem esses boatos só chegam aqui em Belém dias depois. Minha visão de Internet nunca mais foi a mesma depois do boatos.org, a propósito aquela matéria sobre o recadastramento foi providencial pra eu fazer o CAD da minha avó. Vcs estão fazendo um ótimo trabalho, continuem assim.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)