Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > A cada 823 anos um mês tem 5 sextas, 5 sábados e 5 domingos #boato

A cada 823 anos um mês tem 5 sextas, 5 sábados e 5 domingos #boato

Boato – Em Julho, teremos 5 sextas, 5 sábados e 5 domingos. O fenômeno, que acontece a cada 823 anos, traz dinheiro em quatro dias.

O mês de julho promete: teremos cinco sexta-feiras, cinco sábados e cinco domingos. De acordo com os especialistas em calendários, o fenômeno acontece a cada 823 anos. Ou seja, para os que se aventuram a viver nos dias de hoje, nunca teremos a oportunidade de ver esse fato outra vez.

Corrente Facebook
Ciclo de 823 anos tem um mês com 5 sextas, 5 sábados e 5 domingos, diz boato

Há quem diga que essas coincidências são sinais de coisas ruins: problemas pessoais, doenças e desastres de toda ordem. Entretanto, não é caso deste. Pois, ao que tudo indica esse fenômeno, que ocorre a cada 823 anos, faz dinheiro aparecer em 4 dias.

De acordo com um texto que circula nas redes sociais, a cada 823 anos um mês tem cinco sextas, cinco sábados e cinco domingos. Leia na íntegra:

Vai que… Este ano Julho terá 5 sextas-feiras, 5 sábados e 5 domingos. Isto acontece uma vez a cada 823 anos. Estes anos são conhecidos como ‘money bags’. Copie e cole no seu mural e o dinheiro aparecerá em 4 dias, baseado no Fengshui chinês. Quem ler e não publicar não recebe, diz a lenda… “na dúvida né?!!… Vamos ter fé !!! Não custa tentar…

A cada 823 anos um mês tem 5 sextas, 5 sábados e 5 domingos?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Esse é um exemplo fascinante do poder que a internet tem e de como a desinformação propaga-se rapidamente. Essas mensagens, na maioria das vezes, dividem-se em duas categorias: as fraudes e os boatos e essa não é muito diferente. Vamos aos porquês.

Primeiramente, todos os meses de 31 dias têm três dias que aparecem cinco vezes. Isso por que os dias da semana se repetem a cada 28 dias e o mês têm 31 dias. A diferença de três dias entre uma contagem e outra explica a repetição. O início do mês sempre muda, ou seja, cada mês começa num dia da semana diferente. Assim, quando o dia primeiro cair numa sexta-feira, num mês de 31 dias, sempre teremos 5 sextas, 5 sábados e 5 domingos.

E mais, consultando um calendário é fácil provar que a última vez que isso aconteceu foi em janeiro e que a próxima será em dezembro de 2017, o que mostra que o ciclo de 823 anos não faz nenhum sentido. Detalhe: essa não é a primeira vez que a mensagem aparece. É possível encontrar outras versões da história na web.

Pra sacramentar: o Boatos.org resolveu checar se o Fengshui tem alguma ligação com o tal ‘money bags’ e nada foi encontrado. O Fengshui nada mais é do que uma arte que estuda a influência do espaço no nosso bem-estar e a forma como os locais onde vivemos e trabalhamos se refletem no modo como nos sentimos.

Resumindo: a história de que a cada 823 anos um mês tem 5 sextas, 5 sábados e 5 domingos é falsa. Esse é mais um daqueles boatos clássicos, onde o internauta é incitado a continuar uma corrente por que vai ganhar dinheiro ou vai sofrer algum “castigo”.