Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Celpe alerta que postes de rua estão dando choques elétricos #boato

Celpe alerta que postes de rua estão dando choques elétricos #boato

Boato – Em comunicado, Celpe alerta para o risco de choques elétricos ao tocar com as mãos em postes de energia em Pernambuco. 

As fortes chuvas dos últimos dias que atingiram o Nordeste provocaram deslizamentos, mortes e deixaram desabrigados em Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Sul. Em Pernambuco, 15 cidades estão em estado de calamidade pública. Ao todo, foram oito mortos em acidentes com barreiras, sendo cinco em Alagoas e três em Pernambuco, e mais de 48 mil pessoas desabrigadas e desalojadas.

Em meio à tragédia, um alerta tem preocupado internautas. A mensagem que viralizou no WhatsApp alertava para o risco de choques elétricos ao tocar com as mãos em postes de energia em Pernambuco. Ao que tudo indica, o comunicado teria sido emitido pela Celpe. Leia:

Pessoal, Boa tarde! Peço que por precaução informem a seus filhos e familiares em geral, amigos , colegas e alunos que evitem tocar com as mãos em postes de energia, gente , a Celpe mandou um comunicado público, e, uma das questões em jogo é falha no sistema Celpe do condutor neutro , isto , promove a possibilidade de proliferação de choque elétrico PR principalmente nestes locais . Se por acaso vocês perceberem em suas casas ou escolas indução de corrente nas paredes, desligue o ambiente e comuniquem de imediato a Celpe. Um abraço a todos!

Celpe alerta que postes estão dando choques elétricos em Pernambuco?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Desde a tragédia, o assunto tem sido comentado nas redes sociais. É claro que, quando o assunto entra em pauta, os boatos começam a aparecer e, neste caso, a história não foi diferente. Vamos aos fatos.

Antes de começar a desvendá-la, saiba que a Celpe é a Companhia Energética de Pernambuco. A companhia, que foi criada a partir da fusão do Grupo Pernambuco Tramways e o Governo do Estado, leva energia elétrica a 184 municípios, ao distrito de Fernando de Noronha e a cidade de Pedras do Fogo, na Paraíba.

Agora um detalhe importante: a Celpe não emitiu comunicado nenhum. A companhia, em esclarecimento, desmentiu essa história de choque em postes em seu perfil no Facebook e informou que as informações da Celpe estão no perfil oficial da empresa nas redes sociais. Olhe a imagem:

Ao que tudo indica, o boato surgiu após o comunicado que a energia de algumas localidades da Zona da Mata Sul e do Agreste do Estado, onde o nível da água está bastante elevado, seriam desligados temporariamente por medida de segurança.

Resumindo: a história de que a Celpe alerta que postes estão dando choques elétricos em Pernambuco é falsa. Ou seja, tudo não passa de mais um desses boatos para assustar a população.

Ah, vale lembrar que em casos de queda de postes ou cabos da rede elétrica mantenha distância das fiações elétricas danificadas pela chuva para evitar choques. Nestes casos, a Companhia de Energia, Bombeiros e Defesa Civil devem ser acionados. A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 0800-081-3400.