Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Casas Bahia anuncia que não venderá a prazo para eleitores de Ciro Gomes #boato

Casas Bahia anuncia que não venderá a prazo para eleitores de Ciro Gomes #boato

Boato – Depois de Ciro Gomes prometer tirar o nome de todos os brasileiros do SPC e do Serasa, Casas Bahia anunciou que não venderá a prazo para eleitores do candidato.

A campanha política ainda nem começou (ela está liberada a partir do dia 16 de agosto) e muita gente já está escolhendo seus candidatos. Uma dos critério de escolha são as promessas de governo. Promessas, aliás, que estão sendo discutidas em debates e entrevistas com candidatos.

E bem, parece que a promessa do candidato Ciro Gomes (PDT) deu o que falar.  Após o candidato ter prometido tirar o nome de seus eleitores do SPC e Serasa, as lojas teriam começada a reagir. A loja Casas Bahia, segundo uma publicação que está circulando nas redes sociais, emitiu um comunicado dizendo que não irá mais vender a prazo para os eleitores de Ciro Gomes. Confira:

Versão que está na imagem: “COMUNICADO OFICIAL. As Casas Bahia afirma que não venderá mais a prazo para os eleitores de Ciro Gomes até acabar as eleições”. Postagem: “Ciro vai tirar todo mundo do SPC! Casas Bahia reage!”

Casas Bahia não venderá a prazo para os eleitores de Ciro Gomes até o fim das eleições?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Ok, a promessa de Ciro Gomes tem dado bastante “pano pra manga”. Mas será mesmo que a loja Casas Bahia teria reagido dessa forma e vai parar de vender a prazo para os eleitores de Ciro Gomes até o final das eleições? A resposta é não. Vamos conferir os detalhes!

Para começo de história, a mensagem não faz nenhum sentido. Como a loja iria identificar os eleitores de Ciro Gomes (uma vez que o voto é secreto e você pode simplesmente falar uma coisa e fazer outra)? Os eleitores só se tornam eleitores efetivamente no dia da votação. Antes disso, são só pessoas com intenção de voto. E, bem, depois da votação, as eleições “acabam” (sim, é verdade!). Ou seja, não haveria tempo suficiente para a Casas Bahia parar de vender para os eleitores.

Mesmo que a coisa não fosse tão levada ao “pé da letra” (trocando “eleitores” por “pessoas que têm intenção de votar”), como a loja faria esse levantamento? Ela faria um cadastro nacional? Além disso, é importante lembrar que a loja quer vender e, bem, dinheiro não tem candidato, não é mesmo?

Fomos pesquisar mais a fundo essa informação e, como desconfiávamos, essa oferta não passa de balela. Não existe nenhum tipo de comunicado nas redes sociais da empresa e muito menos notícias (tanto em fontes pró como contra Ciro Gomes) sobre o assunto.

Sobre a “promessa”, Ciro afirmou no dia 10 de agosto de 2018 que a proposta é fazer com que os bancos refinanciem as dívidas dos cidadãos (ou seja, não é simplesmente limpar o nome e pronto). No próprio debate, ele disse que durante a campanha daria mais detalhes.

Em resumo: a história que diz que as Casas Bahias não vão mais vender a prazo para os eleitores de Ciro Gomes é falsa. Não existe nenhum comunicado nas redes sociais oficiais da loja e muito menos há notícias sobre o fato. E, bem, a ideia (por si só) seria muito difícil (e ilógica) de se implementar. Ou seja, apenas #boato. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.