Carro do juiz Sérgio Moro acaba de ser metralhado em Curitiba #boato

Boato – Aconteceu o que todos temiam: o carro do juiz Sérgio Moro acabou de ser metralhado na Rua Anita Garibaldi em Curitiba.

De fato, o meritíssimo juiz Sérgio Moro tem conquistado o título (ou no mínimo um pódio) de figurinha carimbada nos boatos na internet em 2017. Com tanta gente o “endeusando” ou “demonizando”, o que mais aparece é história falsa sobre ele. Hoje vamos falar de mais uma informação “bombástica” que viralizou por aí.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Um texto que circula no WhatsApp dá conta que o carro de Moro teria sido metralhado em Curitiba. A comprovação do crime seria a imagem de um carro todo furado por balas de grosso calibre. Leia o texto que circula online:

Aconteceu o que todos estavam temendo, o carro do juiz Sérgio Moro acaba de ser metralhado na Rua Anita Garibaldi em Curitiba. Acho que até demorou para acontecer isso.

Carro do juiz Sérgio Moro acabou de ser metralhado em Curitiba?

É claro que a história se espalhou online (metade porque as pessoas acreditaram, metade por um motivo que vocês verão mais para frente). Mas será mesmo que o juiz Sérgio Moro sofreu um atentado e teve o seu carro metralhado? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Pelo que vimos em nossas pesquisas (e fomos alertados pela atenta leitora e jornalista Valéria Gaspar, via WhatsApp), a mensagem e a imagem do atentado circulam desde 2016 na internet. De lá para cá, o juiz Sérgio Moro foi visto publicamente diversas vezes (inclusive no depoimento de Lula) e nunca se falou no assunto. Só isso já faz a história de atentado não proceder.

Com mais uma busca, descobrimos que antes de “virar o carro de Moro”, a foto do Corolla furado de balas viralizou em sites de humor. Esta postagem de 2015 mostra um falso anúncio que mostrava que o “dono do carro havia falecido e a família queria vender o veículo que tinha detalhes na lataria”.

Para terminar, você se lembra que falamos que metade das pessoas havia publicado a história por “outros motivos”? Ao clicar na imagem, as pessoas têm uma surpresa desagradável (ou agradável, sei lá): a foto do famigerado “negão da picona” (que obviamente, não vamos divulgar aqui).

Resumindo: pode ficar tranquilo que o juiz Sérgio Moro não sofreu nenhum atentado. Tudo não passa de um boato que circula na internet. Quer mais um conselho: muito cuidado ao clicar a imagem que acompanha o texto. Você pode se assustar com a ampliação dela.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)