Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Bandidos usam caminhão falso da Light com placa de MG para assaltar #boato

Bandidos usam caminhão falso da Light com placa de MG para assaltar #boato

Boato – Criminosos usam crachá e caminhão falso da Light com placa de Minas Gerais para assaltar apartamentos no Leblon.

Se você é um usuário fiel do Facebook e WhatsApp, certamente já se deparou com alertas de golpes. Todos os dias, a internet dá conta de um esquema diferente. Sim, infelizmente eles existem. Mas nem sempre são reais, a prova disso está na quantidade de boatos sobre golpes que circulam por aí.

Em mais um alerta, as informações apontam uma nova modalidade de golpe. De acordo com a mensagem que circula online criminosos estariam usando uniforme, crachá e um caminhão falso da Light com placa de Minas Gerais para assaltar apartamentos no Leblon. Confira:

Print de notícia falsa sobre nova modalidade de golpe.
Print de notícia falsa sobre nova modalidade de golpe.

A mensagem surgiu depois que um áudio alertando para as supostas vistorias da empresa circulou no WhatsApp. No áudio, a proprietária do apartamento pedia para “tomar cuidado” com as visitas. Leia o que diz o áudio:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Hoje, domingo, às 10 horas da manhã aconteceu aqui no meu prédio e no prédio da minha vizinha em frente na rua José Linhares. Um carro da Light, placa da Minas Gerais, dois rapazes uniformizados tentando entrar nos prédios e eles dão, inclusive, números de apartamentos. No da minha vizinha deram o número de um apartamento que a dona mora no exterior e está fechado há meses.

No meu prédio deram dois números de apartamentos para vistoriar. O térreo está fechado há mais de um ano temos até uma ação de condomínio contra os moradores que nem aparecem aqui. E no 102. Os dois apartamentos que eles disseram, o 101 e o 102. No 102 é uma família que tem casa em Búzios e saí de casa na sexta-feira e só volta na segunda-feira. Estranhamos uma vistoria no domingo às 10 horas da manhã.

Enfim, nossos porteiros e minha vizinha por orientação da sindica fotografou a placa de Minas Gerais e o crachá dos rapazes. A Light diz que desconhece. Cuidado e se vocês puderem passem a minha informação adiante. Muito triste.

Bandidos usam caminhão falso da Light com placa de MG para assaltar?

Como já explicamos (massivamente) aqui no Boatos.org, sempre é bom estar atento às tentativas de golpes, principalmente, na internet. Mas se você receber essa mensagem, por favor, não compartilhe porque é #boato. Vamos aos fatos.

O áudio era um alerta, mas não falava em “bandidos”, só pedia para tomar cuidado, o que é até razoável. Com a repercussão do áudio, surgiram outras versões na internet, como essa que indica assaltos no Leblon.

Pois bem, uma checada mais criteriosa na mensagem já levanta suspeitas. Afinal, essas mensagens compartilhadas com a intenção de alertar a população são, na maioria dos casos, falsas. Além disso, o alerta está cheio de informações vagas, sem fontes confiáveis e pedidos de compartilhamentos.

Para completar, a própria Light se pronunciou sobre o caso. Em nota, a empresa informou que, de fato, técnicos da Light estiveram no prédio da rua José Linhares, no Leblon, para realizar inspeções no domingo, 22 de outubro.

A empresa também informou que seus funcionários e prestadores de serviços trabalham todos os dias da semana, inclusive nos finais de semana e feriados, e que eles só devem ter acesso ao local onde ficam os medidores de energia. Para além disso, a Light também possui alguns veículos de Belo Horizonte.

Já deu para ver que é boato, por isso não vamos criar pânico. Afinal, o áudio e a foto não são motivos para acusar que há pessoas disfarçadas de funcionários da Light. Portanto, a história de que bandidos usam caminhão falso da Light com placa de MG para assaltar é boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.