Polícia prende caminhão com corpos de crianças em São Luís (MA) #boato

Boato – Polícia encontrou um caminhão cheio de corpos de crianças sem órgãos em São Luís, no Maranhão. Motorista era Javier Guzman Torres.

No final de 2016, um tipo de boato chamou muita atenção na internet. Tratava-se de uma série de histórias sobre crimes envolvendo o roubo de crianças para tráfico de órgãos. Dentre as histórias, uma voltou a circular, com apenas uma diferença, em 2017.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Uma notícia que circula na internet dá conta que um caminhão cheio de corpos de crianças mortas foi encontrado em São Luís, no Maranhão. De acordo com o texto, cerca de 30 crianças estavam no veículo, o homem se chama Javier Guzman Torres e ele teria dito que estava a trabalho para um grupo político do estado. Leia o texto que circula online:

Polícia prende caminhão cheio de corpos de crianças sem órgãos em São Luis. Um caminhão foi preso em uma operação realizada pela polícia militar, que ao avistar o veículo pediu para o mesmo parar, para que eles pudessem avaliar a carga. Mas o motorista ficou nervoso e acelerou o caminhão. A Polícia perseguiu e ordenou que o motorista parasse. Ao verem o que tinha na carga, foram surpreendidos.

Foram encontradas várias crianças mortas. Imediatamente eles acionaram agentes especializados para transportar os corpos das crianças. Descobriu-se que as crianças mortas não tinham mais os órgãos.

A Polícia Militar do Maranhão conduziu o motorista de nome ”Javier Guzman Torres”. Guzman tem 38 anos de idade. Ele disse que não era que tinha matado as crianças, mas sim as mesmas havia sido morta em rituais de magia negra e foi contratado apenas para levar os corpos.

Ao chega na delegacia de policia, o mesmo disse ao delegado que foi contratado apenas para fazer o transporte e que receberia 3 mil reais.  Segundo o motorista preso, os nomes dos responsáveis contratantes são de um grupo politico que tem muita influencia no estado e que não poderia citar nomes porque sua vida e de sua família estaria em risco.

Polícia prendeu caminhão com corpos de crianças em São Luís (MA)?

A versão “2017” da história começou a ser compartilhada em um site chamado “Whatss.cf” e viralizou no Facebook e no WhatsApp. Mas será mesmo que a história é real? A resposta é não. Vamos aos fatos.

No início do texto, falamos que a mesma história viralizou no final de 2016. A única diferença do boato é que ele apontava que o caso havia ocorrido em Acapulco, no México. Até o nome de Javier Guzman Torres (pessoa que, por sinal, não existe) havia sido utilizado no boato que viralizou no ano passado. Assim como em 2016, a versão “Maranhão” da história não procede.

A foto utilizada para ilustrar a história é, na realidade, da Síria. As imagens são de vítimas de um ataque químico na Síria em 2013. Como elas são chocantes, nós optamos por não as mostrar no Boatos.org.

Uma das versões do boato utilizou uma foto de um blitz no carnaval de 2015 em São Luís. Obviamente, a imagem não tem nada a ver com a história do caminhão com órgãos.

Resumindo: a história que aponta que a polícia do Maranhão prendeu um caminhão cheio de crianças mortas e sem órgãos em São Luís é falsa. Trata-se de um boato reciclado e que voltou a enganar internautas nas redes sociais.

Ps.: Esse artigo e uma sugestão dos leitores Eliene Pinto e de diversos leitores por WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou no WhatsApp pelo telefone (61) 99931-6821.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)