Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Calendário de saque do FGTS inativo 2017 é confirmado #boato

Calendário de saque do FGTS inativo 2017 é confirmado #boato

Boato – Diário Oficial confirmou as datas para o saque do FGTS inativo 2017. Calendário vai começar em 15 de fevereiro e vai até 15 de junho.

No final do ano passado, o presidente Michel Temer anunciou que pessoas com contas inativas no FGTS vão poder sacar todo o valor do benefício (que normalmente fica retido por três anos) em 2017. Bastou o anúncio para várias especulações sobre o assunto começarem a circular na internet.

Calendário de saques do FGTS foi divulgado, diz boato
Calendário de saques do FGTS foi divulgado, diz boato

Uma dessas especulações dá conta que o governo já divulgou as datas para o saque do FGTS inativo de 2017. O texto aponta que as datas serão pela data de nascimento e circula por WhatsApp. Leia:

Confirmado o calendário de saque do FGTS INATIVO 2017.

Está publicado no diário oficial destra quarta feira

COMPARTILHE PARA QUE NINGUÉM FIQUE SEM SACAR ( Lembrando que quem perde a data de saque não terá possibilidade de sacar posteriormente)

Nascidos em JANEIRO / FEVEREIRO / MARÇO – 15/02/2017 – 15/03/2017

Nascidos em ABRIL / MAIO / JUNHO – 16/03/2017 – 15/04/2017

Nascidos em JULHO / AGOSTO / SETEMBRO – 16/04/2017 – 15/05/2017

Nascidos em OUTUBRO / NOVEMBRO / DEZEMBRO – 16/05/2017 – 15/06/2017

Calendário de saque do FGTS inativo 2017 é confirmado?

Como todo mundo quer um dinheiro extra (merecido, por sinal), a mensagem começou a se espalhar pelos quatro cantos da internet. Mas será mesmo que a Caixa Econômica Federal divulgou o calendário de pagamento do FGTS inativo de 2017? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Para desvendar o mistério, só é preciso fazer uma checagem. Antes disso, só vamos frisar que o texto descrito acima é típico de boatos na internet (com erros de digitação e pedido de compartilhamento). Só esse fator já ajuda a denunciar a balela.

Voltando à checagem, fomos dar uma olhada no Diário Oficial da União de quarta-feira (2 de fevereiro). Na nossa busca, apareceram cinco termos relacionados ao termo FGTS. Nenhum deles falava da data de pagamentos.

Para além disso, o Ministério do Trabalho se manifestou a respeito do assunto por meio do Faceboook:

#FiqueLigado | O calendário de pagamento do saque de contas inativas do FGTS ainda não foi divulgado. A publicação das regras de saque e o calendário serão divulgados em fevereiro pela Caixa. Aguarde as informações oficiais que serão disponibilizadas no Portal do #MinistérioDoTrabalho e da Caixa.

Com isso, já podemos afirmar que o “calendário de pagamentos” que circula no WhatsApp é falso. É provável que nos próximos dias tenhamos mais informações a respeito das datas, mas, por enquanto, o calendário não passa de mais um boato que circula online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão da leitora (e amiga) Fabíola Sinimbu e de Keisuke Tada. Se você quiser sugerir um tem ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.