Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Caiu a casa da Mega Sena: Polícia Federal descobre fraude em loterias #boato

Caiu a casa da Mega Sena: Polícia Federal descobre fraude em loterias #boato

Boato – Denúncia de advogado aponta que Polícia Federal descobriu fraude nos sorteios da Mega Sena. A casa caiu para a loteria. Se você procura pela versão que fala da fraude na Mega Sena da Virada, dê uma lida neste texto aqui. 

Entra ano e sai ano, a esperança é sempre a mesma. Em dezembro, fica até difícil ir a uma agência lotérica porque as filas estão imensas. Todo mundo está fazendo uma “fezinha” na Mega-Sena da virada. O último mês do ano também é a hora de um velho texto voltar a circular na internet: o “caiu a casa da Mega Sena”.

Vamos ser justos: não é só no final do ano que o tal texto viraliza. Quando o prêmio da maior loteria do Brasil acumula e chega a um valor alto, a história também vem à tona. Independentemente disso, o fato é que a mensagem relata que a Polícia Federal descobriu um esquema que envolve as loterias no Brasil.

O texto começa com uma denúncia forte (assim em caixa alta mesmo): “CAIU A CASA DA MEGA SENA!!! A GRANDE FARSA É DESCOBERTA! BRASIL: O PARAÍSO DA SACANAGEM….. SE VOCÊ FAZ APOSTAS, ESTÁ SENDO ENGANADO!!!”.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Depois, a mensagem aponta que a PF descobriu tudo: “A Polícia Federal desconfiou que estivesse havendo algum tipo de fraude na MEGA SENA e, mal começaram as investigações, pegaram várias pessoas envolvidas no esquema, entre elas, funcionários, auditores, e muito peixe grande, ligadas diretamente ao governo”.

Em seguida, a mensagem começa a citar detalhes: “Era muita gente envolvida no esquema. Eles fraudavam o peso da bolinha, fazendo sempre dar os números que eles quisessem e botavam ‘laranjas’ para jogar em diferentes Estados. Você que achava estranho a Mega Sena acumular tantas vezes seguidamente, e quando saía o prêmio, apenas uma pessoa ganhava, geralmente em algum lugar bem distante”.

O resto do texto é mais um monte de desabafos. O que há de importante para a nossa investigação é que o texto pede inúmeras vezes o compartilhamento, diz que o caso só passou na TV uma vez e que a mídia foi comprada e que quem assina é o Dr. Wagner Di Genova Ramos, advogado. Veja a mensagem (reprodução do Facebook):

Reprodução da notícia falsa que fala que caiu a casa na Mega Sena
Reprodução da notícia falsa que fala que caiu a casa na Mega Sena

Polícia Federal descobriu fraude em loterias da Mega Sena?

Confira o nosso desmentido em vídeo

Leia também: 7 boatos e uma verdade sobre a Mega Sena

Assim como em 2013 e 2014, em 2017 a mesma história está circulando com tudo na internet. Mas será mesmo que a Polícia Federal descobriu essa fraude com o peso da bolinha na Mega Sena e com um monte de laranjas? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Nós, do Boatos.org, estamos falando sobre o assunto com a experiência de causa de quem já desmentiu a história duas vezes (só voltamos a tocar no assunto apenas para reforçar que continua falso). Por sinal, os motivos não mudaram muito de lá para cá.

Uma das coisas que mudaram de 2014 para cá é a visibilidade de operações da Polícia Federal na mídia. Com tanta notícia sobre “operação isso”, “operação aquilo” e etc, seria óbvio que uma descoberta de fraude em sorteio da Mega Sena seria muito divulgada. Pois bem: desde o último desmentido nosso sobre o assunto, nenhuma operação da PF tratou de fraudes em sorteios. Ou seja, nunca houve e não há casos do tipo notificados.

Para além disso, a própria Caixa Econômica Federal aponta que a história circula desde 2005 na internet e que os responsáveis pela criação da história já foram identificados e notificados pela Justiça. A Caixa também ressalta, no desmentido, que os sorteios da Mega Sena são sempre realizados com auditoria e presença de cerca de 300 pessoas.

Sobre o nome da pessoa utilizada. Muito antes de 2013, o próprio advogado Wagner Di Genova Ramos e o escritório Pavesio negaram que fizeram a denúncia. Leia o texto publicado no site Sampa Online em 2006:

Segundo fomos informados por e-mail, a empresa não tem “qualquer participação com sua veiculação e muito menos com o texto ali contido”. A citação à empresa “é ilegal”, e o único objetivo é “dar credibilidade a um assunto que já navega na internet desde meados de 2005”.

Só para terminar, um lembrete: o texto que circula online segue aquele roteiro básico dos boatos que fazem sucesso na internet: é vago, tem erros de português, caráter alarmista e pedido de compartilhamento. Se as pessoas tivessem bom senso, já desconfiariam e não sairiam por aí compartilhando.

Já deu para ver que a história é boato, mas ainda tem uma pergunta que fica sempre no ar: se não há roubo porque nunca você ganhou na Mega-Sena? Essa resposta é fácil e já falamos sobre isso em 2014: as estatísticas apontam para chance de um em 50 milhões de alguém acertar as seis dezenas. Ou seja, não precisa nem de fraude para, muito provavelmente, nunca conhecermos pessoalmente um ganhador da Mega Sena.

Resumindo: o texto que fala que “caiu a casa na Mega Sena” é falso. Era falso em 2005, era falso em 2013, era falso em 2014 e continua falso em 2017. Antes de achar que perdeu na loteria porque foi “roubado”, procure saber mais sobre o assunto.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.