Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Cachorro salva bebê que mãe jogou após nascimento #boato

Cachorro salva bebê que mãe jogou após nascimento #boato

Boato – A mãe jogou o bebê após o nascimento. E o cachorro imediatamente o pegou e o levou até a casa mais próxima. Levaram ao hospital e está passando bem.

Que as pessoas nem sempre usam o nome de Deus e a religião para objetivos nobres, muita gente já sabe. Porém, ultimamente um novo fenômeno tem acontecido. Boatos na internet têm recebido um reforço para o ganho de compartilhamentos: o de mensagens religiosas. É isso que aconteceu na história que vamos falar hoje.

Desde o dia 30 de outubro de 2015, uma imagem de um cachorro com uma criança na boca tem circulado online. De acordo com o texto que acompanha a imagem, era um bebê que foi abandonado pela mãe e encontrado por um cão. O bichano o levou até a casa mais próxima e ele foi salvo. Leia:

A mãe jogou o bebê após o nascimento. E o cachorro imediatamente o pegou e o levou até a casa mais próxima. Levaram ao hospital e está passando bem. Quando o ser humano se afasta por completo de Deus e faz isto. O Senhor usa quem ele quer e quando quer. Até os animais para proteger os Inocentes. Glória a Deus eterno.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Parece que ninguém acreditaria na história, mas ela teve mais de 600 mil compartilhamentos em 24 horas. Um recorde, poderíamos dizer. Mas como diria Chaves “extra, extra. 600 mil pessoas enganadas”. É claro que a história é falsa.

A história tem todas as características de um hoax: não tem fontes, localização de onde aconteceu, nomes de personagem e não saiu em nenhum lugar além do texto do boato.

Atualização do dia 01/11: dentro da postagem da história do cachorro que teria carregado a criança, aparecem supostas origens de onde a história teria acontecido. São elas: Uma história de um feto encontrado na cidade de Bauru (SP) por um cão que foi noticiada pelo G1, em Campinas e um caso de Sergipe. 

Detalhe: nenhuma das três tem a ver com a história. Antes de circular no Brasil, a foto foi postada no exterior. Essa página do Facebook mostra uma postagem antiga da imagem. Esse site falou da circulação da história no Oriente Médio. 

Para matar a charada, tentamos pesquisar o perfil no Facebook da pessoa que compartilhou a história. Ele é simplesmente lotado de boatos. Não vamos expor o sujeito aqui, mas entre as histórias citadas estava a da “revolta de Silvio Santos” com o governo.

Atualização do dia 03/11: uma postagem de 2012 do Youtube mostra imagens de um cachorro carregando um feto na Índia. Mas, ao contrário do que aponta a história, ele estava morto e não foi salvo pelo cachorro. 

Sendo assim, podemos dizer que a história do cachorro que salvou o bebê é falsa. É uma história que surgiu de um perfil nada confiável do Facebook, teve o reforço de algumas mensagens religiosas e bombou.

PS: Esse artigo foi uma sugestão das leitoras (e amigas) Adrielle Sousa, Maria Terezinha Vinhal e Ana Elisa Santana. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.