Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Bomba vai explodir metrô da Pavuna e Central do Brasil, no Rio #boato

Bomba vai explodir metrô da Pavuna e Central do Brasil, no Rio #boato

Boato – Um homem avisa por WhatsApp que bandidos colocaram bombas e dinamites para explodir as estações de metrô da Pavuna e a Central do Brasil, no Rio de Janeiro.

Parece que o pessoal do Rio de Janeiro gosta de um boato. Nos últimos dias, já desmentimos algumas histórias que têm circulado na cidade maravilhosa. Hoje mesmo, nem bem desmentimos a história do falso tiroteio no túnel Marcello Alencar e cá estamos de volta.

A nova (nem tão nova) história que circula online dá conta que as estações de metrô da Pavuna e Central do Brasil estão ameaçadas por bombas e dinamites. A fonte da informação é um áudio do WhatsApp, que está transcrito abaixo (em breve colocaremos o arquivo aqui):

Aí rapaziada, eu quero dar um alô, entendeu. Independente de facção, independente de religião, independente se é da policia, se é bandido, se não é. Mandaram a gente comprar várias granadas, várias dinamite e estão instalando no ponto da Central… do Metrô e na Pavuna.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Então, pelo amor de Deus, estou falando, sem neurose, sou bandido maior tempão, não vou falar a minha facção nem nada, que eu acho que é uma covardia. Não sei se a minha família também vai usar o Metrô. Só vou falar para todo mundo, não é papo de caô, papo de c… não, é papo sério que investiram mais de 30 mil de dinamite.

Instalaram um monte de dinamite na Pavuna, estão instalando dinamite na central, vão fazer uma chacina no Metrô sexta- feira. Eu estou falando porquê eu estava presente, sexta-feira vão explodir a Pavuna, depois vão explodir a Central no horário do rush. Então, quem for trabalhar sexta-feira vai de ônibus. Esquece o Metrô, entendeu?

Esse negócio desse Playboy aí, desses caras que foram presos, tá todo mundo querendo fazer uma facção só, então, como eu estou nessa dai também, não quero que ninguém seja ferido, porque eu não sei se minha família também pega, eu não sei se meus amigos pega, parentes de amigos e tá ligado que o bagulho vai ficar doido.

Quem não está acreditando não paga pra ver, entendeu? Vão explodir a pavuna e vão explodir a central no horário de pico na sexta-feira. E o papo foi dado, hein. Quem está falou aqui é um amigo que tá falando para vocês.

Bomba foi colocada para explodir metrô da Pavuna e Central do Brasil, no Rio?

Não precisa nem dizer que muita gente ficou com medo e, quiçá, deve ter evitado as estações de metrô no Rio de Janeiro. Mas será que a tal denúncia procede? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Fizemos uma pesquisa sobre a história do tal áudio ameaçador. Além de ele ter as principais características presentes em boatos na internet, nem novo é. Preste atenção que o homem cita “Esse negócio desse Playboy aí, desses caras que foram presos” no quarto parágrafo do texto acima. O áudio se refere à morte do traficante Playboy, em agosto de 2015, no Rio.

Justamente nesta época é que o áudio apareceu na internet. Em nossos registros, encontramos uma matéria do Extra e uma do Jornal O Dia falando sobre o boato das bombas na Pavuna e Central do Brasil. Na época, o MetrôRio e a polícia negaram que a ameaça era verdadeira.

Como foi possível ver, a ameaça não procedia. Afinal, nunca houve uma explosão nas estações citadas. Também é possível imaginar que se o áudio era boato em 2015 e foi reutilizado em 2017, ele continua sendo boato.

Resumindo: a história que fala que bandidos colocaram uma bomba para explodir nas estações da Pavuna e Central do Brasil é falsa. Ela foi criada em 2015, desmentida, reciclada em 2017 e voltou a viralizar.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331