Boleto falso do IPVA 2017 é mandado por hackers #boato

By | 19/10/2016

Boato – Hackers invadiram sistema do Detran e estão mandando boletos falsos do IPVA 2017 pelos Correios.

Se você acompanha o Boatos.org sabe que algumas histórias falsas que circulam online se reciclam ano a ano. No ano passado, a nossa página desmentiu uma história que dava conta que boletos falsos do IPVA estavam sendo mandados para as casas das pessoas. Neste ano, a história parece se repetir.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Hackers estão enviando boletos falsos do IPVA 2017, diz boato

Hackers estão enviando boletos falsos do IPVA 2017, diz boato

Circula por redes sociais (principalmente WhatsApp) um texto que aponta que hackers invadiram o sistema do Detran e estão mandando boletos falsos do IPVA 2017 para a casa das pessoas. Se você pagar o IPVA 2017, o dinheiro vai para a conta deles. Leia:

Boa tarde! Cuidado com o IPVA se vir antes de janeiro, com data de emissão de janeiro. Não pague! Consulte o site do Detran, pois invadiram o sistema e se você pagar, o valor irá para a conta dos bandidos.  A notícia, inclusive, apareceu no jornal e realmente as contas estão chegando antes.

Avise quem tem carro]  Amigos do grupo….está chegando por correio boletos FALSOS para pagamento do IPVA 2016 …todos os dados batem, porém no site do Detran não há ainda busca parcelamento ou possibilidade de pagamento ..avisem quem puder…São muito perfeitos os boletos…

Boletos falsos do IPVA 2017 foram mandados por hackers?

É claro que o alerta foi compartilhado por muita gente. Mas será mesmo que a história do IPVA 2017 é real? Então, ela tem um bocado de furos. Por isso, vamos aos fatos.

Se você acessou o texto acima do Boatos.org, vai ver que a história foi desmentida em diversos estados. Também vai perceber que no texto do boato apenas uma informação foi modificada: em vez do 2016, há o 2017. Então, seguimos uma lógica: se não há hackers que invadiram o sistema do Detran até 2016 e nenhuma notícia saiu sobre o assunto, podemos afirmar que ainda é boato.

Uma segunda informação descredencia o texto. Ao contrário do que afirmar a denúncia, o Detran não tem nada a ver com boletos do IPVA. Quem é responsável pelo texto é são as Secretarias de Fazenda estaduais. Ou seja, mais uma prova que o texto está cheio de informações erradas.

Aí você deve estar pensando, “então essa história de boleto falso é totalmente sem pé nem cabeça e não há risco de acontecer”. Pois então, a história se difundiu tanto que há, infelizmente, o perigo de alguém achar a ideia boa e mandar boletos falsas. E aí há uma segunda má notícia: não precisa nem hackear o site do Detran para fazer isso. Olha o que fizeram com bancos.

Agora bateu o desespero, certo? Não tenha tanto medo. Em 2016, o G1 fez uma lista de todos os estados que enviam boletos do IPVA pelos Correios ou você tem que baixar ou ainda os que enviam só um aviso. Se você receber algo que esteja estranho, entre em contato com a Secretaria de Fazenda do seu estado. Na dúvida, faça o download do boleto pela internet (sempre pelo site da Secretaria de Fazenda).

Resumindo: seríamos imprudentes de dizer que não terá tentativas de fraude do IPVA 2017. Porém, podemos afirmar categoricamente que a história que circula online sobre de hackers e Detran é falsa. Conversa mole para boi dormir.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão dos leitores Rose Galenti e Gustavo França. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato pelo siteFacebook ou envie uma mensagem para o número (61) 99331-6821 no WhatsApp.

One thought on “Boleto falso do IPVA 2017 é mandado por hackers #boato

  1. Rosane

    Bom, desculpem mas não é boato. Recebi um E-MAIL dizendo para baixar o boleto para pagamento antecipado do ipva 2017. Não dá para copiar no comentário, mas em resumo diz exatamente o que vocês classificaram como “boato inexistente”: envia um link com um suposto boleto para pagamento do IPVA de 2017 em dezembro de 2016, com desconto de 20%, cita uma lei (que não tem nada a ver com o CNT ou algo assim), e se alguém daí me passar um mail, eu dou reenviar nessa bagaça, para verem que não, NÃO É MENTIRA, nem é boato mais: é um fato, e sim, as pessoas devem ser alertadas.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *