Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Boletim interno SPOEX do Exército proíbe pessoas nas ruas depois das 22:00 #boato

Boletim interno SPOEX do Exército proíbe pessoas nas ruas depois das 22:00 #boato

Boato – Boletim interno SPOEX14/771_8, do ministério do Exército, determina que pessoas sem Carteira de Trabalho (CTPS), menores de idade e motocicletas estão proibidas de circularem nas ruas depois das 22:00.

Pouco mais de 48h se passaram desde que o governo anunciou que o Rio de Janeiro terá uma intervenção federal na área de segurança pública e as balelas já tomam conta da internet (já dá para prever uma lista no próximo fim de semana). Ontem, falamos de um “plano de intervenção falso”. Hoje, é dia do “toque de recolher”.

Circula na internet um suposto boletim interno do “ministério do Exército” que aponta que todas as pessoas que saírem nas ruas depois das 22:00 sem Carteira de Trabalho (CTPS) serão levadas para um quartel militar. Quem for menor de idade e sair de casa depois das 22:00 será preso. Motos também estão proibidas. Leia o texto que circula online:

Min Ex: Boletim interno SPOEX14/771_8 Defere em parecer de urgência que, à partir das 00:00 hrs do dia 18/02/2018, qualquer cidadão que estiver em via/rua depois das 22:00 terá que estar portando um documento de identificação junto com a CTPS assinada, caso contrário será levado sob custódia para um quartel (ainda a ser definido) na vila militar. Ficam todos os cidadãos cientes que se algum menor de idade abaixo dos 18 anos que forem pegos na rua serão levados presos.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Ficam proibidas a circulação de motocicletas a noite, em hipótese alguma será aceito justificativa. Algumas comunidades serão cercadas. Quem for pego armado será levado imediatamente para um centro de triagem e averiguação, sendo sujeito a interrogação e procedimentos militares. Carros que tentarem voltar na contra-mão correm o risco de serem parados a tiros salvaguardando assim o bem estar do agente. Serão dias difíceis porém necessários. Exército brasileiro BRAÇO FORTE – MÃO AMIGA

Boletim interno do Exército proíbe pessoas nas ruas depois das 22:00?

A história tomou conta do WhatsApp e muita gente ficou assustada com as medidas (outras tantas aplaudiram a decisão). Mas será mesmo que esse boletim SPOEX14/771_8 do Ministério do Exército é real? A resposta é não. Não crie pânico e vamos aos fatos.

Ao bater o olho no texto, nos deparamos com uma mensagem que tem as principais características de um boato na internet (assista ao vídeo abaixo para mais detalhes): o texto é alarmista, tem informações vagas (não chega sequer a falar se a área de abrangência é a cidade do Rio, o estado ou o país) e tem erros de português. Só faltou pedir compartilhamento.

Para além da cara de boato, o próprio texto carrega algumas informações que não fazem muito sentido. 1) Não existe ministério do Exército. O Exército é subordinado ao ministério da Defesa; 2) Os boletins internos do Exército não são SPOEX. Normalmente são os SGEX; 3) Por que o Exército lançaria um “boletim interno” para algo que atinge a população? Como todos cidadãos ficariam “cientes” com um boletim interno? Não tem lógica.

Mesmo com tudo isso, resolvemos dar um crédito ao SPOEX14/771_8 e fizemos uma busca pelo boletim do Exército na internet. Não achamos nada além do texto do boato. Nem uma notícia a respeito e tampouco algo em páginas oficiais do Exército. Vale lembrar que a intervenção federal no Rio ainda está em fase de planejamento. Qualquer ação prática só será tomada, com certeza, após a aprovação das ações por parte do Congresso (o que deve ocorrer após 19/02).

Resumindo: a história que aponta que o Exército lançou um boletim interno determinando que ninguém poderá sair nas ruas após às 22h é falsa. É mais um (com certeza não o último) boato sobre a intervenção federal que viraliza na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.