Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > 7 boatos sobre benefícios do governo para trabalhadores e aposentados

7 boatos sobre benefícios do governo para trabalhadores e aposentados

Boato – Confira os 7 maiores boatos sobre benefícios oriundos do governo federal como FGTS, Abono Salarial e direitos de mães e idosos. 

Nós, singelos trabalhadores e aposentados, contribuímos tanto ao longo da vida, que, muitas vezes, não vemos a hora de poder usufruir de alguns benefícios garantidos a todos nós por meio das leis. Às vezes, a expectativa é tanta que, ao ouvirmos tantas histórias sobre benefícios, acabamos nem checando a veracidade da informação.

E é aí que muitas pessoas mal-intencionadas acabam se aproveitando da ingenuidade de trabalhadores e aposentados. A seguir, você confere os 7 maiores boatos sobre benefícios do governo para trabalhadores e aposentados, já desmentidos aqui no Boatos.org, para não restarem dúvidas. Confira:

1) Se você trabalhou entre… tem direito a…

Essa é clássica! Quem nunca ouviu falar sobre essa história, que afirma que quem trabalhou entre o período X e Y, tem direito a receber uma quantia Z em reais? Lembro que quando uma das versões dessa história estava no auge, até minha mãe me ligou, dizendo que ouviu falar sobre isso no trabalho e que eu deveria procurar o banco para resgatar o meu dinheiro. Infelizmente, a história não é real. Nós já desmentimos esse boato 4 vezes. Em alguns casos, identificamos que a história serviu para espalhar vírus. Em outros, era apenas desinformação. Confira os boatos desmentidos aqui, aqui, aqui e aqui.

2) Licença maternidade 10 de meses

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Essa história começou a circular no início de 2016 e dizia que as novas mamães teriam direito à licença maternidade de 10 meses. Apesar de justo, a história é falsa. Por lei, a licença maternidade no Brasil é de 120 dias. Muitos projetos já circularam na Câmara solicitando o aumento da licença maternidade, mas nenhum foi aprovado. O Boatos.org já desmentiu essa história aqui.

3) Salário-maternidade de R$ 3.200 para quem tem filho de até cinco anos

Esse boato surgiu no auge do surto de microcefalia no Brasil e deu muitas falsas expectativas às mamães. A história apresentava inúmeras informações equivocadas, como valores e quem poderia se beneficiar do auxílio. O salário-maternidade existe, mas não para crianças de até cinco anos de idade. Ele só é garantido para mulheres que são contribuintes da Previdência Social. Você pode ler mais aqui.

4) Abono salarial para quem tem mais de 70 anos

Essa história é confusa e deu muita dor de cabeça nos aposentados. Um áudio que circulou nas redes sociais dava conta de que todos os idosos, com mais de 70 anos, teriam direito a receber a PIS anual, no valor de um salário mínimo. A história tinha muitas informações equivocadas e misturadas, confundindo idosos e aposentados. O Boatos.org desmentiu essa história aqui.

5) Desconto na compra de veículos, igualzinho aos taxistas

Essa história andou circulando recentemente e não passou de uma pegadinha. O texto foi compartilhado no Whatsapp inúmeras vezes. Segundo ele, os aposentados teriam conquistado no Supremo direitos iguais aos do taxista. Isto é, comprar carros novos com desconto de 30%. Acontece que a história era uma pegadinha. O Boatos.org já desmentiu ela aqui e aqui.

6) Idosos não pagam estacionamento em shoppings

Esse boato circula nas redes há algum tempo e já foi até aprimorado. Acontece que a história é mentira e usa informações completamente equivocadas. Por lei, os idosos possuem desconto de 5% em todos os estacionamentos públicos e privados do país, mas cabe às leis locais definir como será a distribuição dessas vagas. Você pode ler a história desmentida aqui.

7) Desconto na passagem aérea para idosos

Mais uma história que enganou – e decepcionou – muitos idosos. A história dá conta de que idosos com mais de 60 anos teriam direito a um desconto de 50% em passagens aéreas. Não seria nada mal para quem tem os avós longe, que gostariam de te ver mais vezes, não é mesmo? Mas, infelizmente, essa história é falsa. Ela mistura informações reais com invenções. Para ler o texto completo, clique aqui.