Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Se 80% do eleitorado não for cadastrado, biometria será cancelada na eleição 2018 #boato

Se 80% do eleitorado não for cadastrado, biometria será cancelada na eleição 2018 #boato

Boato – Atenção: se o TSE ou TRE não cadastrar 80% do eleitorado, a biometria não terá validade para a eleição de 2018.

Os brasileiros só vão às urnas no dia 7 de outubro. Faltando exatos 268 dias para as eleições, ainda temos muitas dúvidas sobre os nomes que estarão nas urnas. Mas o que nós, do Boatos.org, não temos dúvida é que não vão faltar boatos sobre a corrida eleitoral e a prova disso está no texto de hoje.

Pois bem, circula pela internet a informação de que a biometria pode não ter validade na eleição. De acordo com a publicação, “se não cadastrar 80% do eleitorado a biometria não terá validade para a eleição de 2018”. A mensagem pede compartilhamento para acabar “com essa humilhação com o povo”. Confira o que diz a mensagem:

Se não cadastrar 80% do eleitorado a biometria não terá validade para a eleição de 2018, diz boato
Se não cadastrar 80% do eleitorado a biometria não terá validade para a eleição de 2018, diz boato

Se 80% do eleitorado não for cadastrado, biometria será cancelada na eleição 2018?

É claro que muita gente compartilhou a mensagem. Mas o que nem todos sabiam é que a história de biometria cancelada na eleição é falsa. Sem mais delongas, vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Antes de qualquer coisa, devemos lembrar que o tema biometria e eleições tem rendido muita confusão e desinformação por aí. Só aqui no Boatos.org, já apareceram histórias sobre multa, fraude, eleições cancelada, voto nulo e por aí vai.

Bem, esse texto, como um “bom e clássico” texto de boato possui as principais características de balelas online: alarmista, informações vagas e pedidos de compartilhamento. O destaque, desta vez, é a forma que ele é vago. Afinal, não cita sequer o local onde a biometria será cancelada.

Desta vez, resolvemos dar uma chance para as mentes brilhantes da internet e vamos levar em conta a tese de que se 80% da população brasileira não realizar a biometria, ela é cancelada. Pois bem, se a mensagem queria dizer isso, já é derrubada de cara.

Isso porque, em 2016, o Brasil tinha 148 milhões de eleitores. Naquele ano, o número de cadastrados era de 48 milhões. Em 2017, a previsão era de 26 milhões de cadastros novos e, em 2018, de 9 milhões. Se a meta for cumprida, o número não chega nem perto de 80% de 148 milhões. Ou seja, já está no planejamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não atingir 80%.

A biometria é obrigatória nos estados de Alagoas, Amapá, Sergipe, Tocantins, Roraima e no Distrito Federal. No restante, a biometria será obrigatória em 2.8 mil cidades dos demais estados. O calendário para atualização do cadastro pode ser consultado no site do cartório eleitoral do seu município.

De fato, existe uma meta de 80% nos municípios em que ela pode ser cancelada. Porém, não há nenhuma regra que determine que a biometria não será válida. Acontece que a pessoa que não fizer o cadastramento onde a biometria é obrigatória terá seu título cancelado e não poderá votar, tomar posse em concurso público ou tirar o passaporte, por exemplo.

Além disso, não encontramos registro de nenhuma cidade que não tenha atingido a meta de 80%. Se isso acontecer, é possível que o prazo seja prorrogado e que uma campanha de divulgação seja feita. E, se ainda assim não atingir, é provável que os eleitores tenham o título cancelado e só.

A título de conhecimento, saiba que se você perdeu o prazo para o cadastramento obrigatório pode procurar um cartório eleitoral até o dia 9 maio para regularizar a situação, alterar dados cadastrais ou fazer a transferência do domicílio eleitoral.

Resumindo: a história de que se 80% do eleitorado não for cadastrado a biometria será cancelada na eleição 2018 é #boato. Ou seja, tudo não passa de mais uma notícia falsa dessa lista colossal sobre biometria e eleições.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.