Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Beber vinagre altera resultado do teste do bafômetro #boato

Beber vinagre altera resultado do teste do bafômetro #boato

Boato – Se você quer enganar os policiais e alterar o teste do bafômetro, é só beber um copo de vinagre quando for parado em uma blitz.

Já falamos aqui no Boatos.org que uma das maiores indignações de muitos brasileiros é com o que chamam de “indústria de multas”. Ou seja, em vez de respeitarem regras de trânsito, muitos preferem culpar quem faz a fiscalização ou mesmo burlar algumas regras usando truques (o Waze que o diga).

Para essas pessoas, um truque “novo” (nem tão novo assim, vocês verão mais a frente) tem chamado atenção. Um texto que circula online aponta que beber um copo de vinagre ajuda a mascarar o resultado final no teste do bafômetro. Leia:

O VINAGRE E O BAFÔMETRO. Adeus Bafômetro! NÃO DEMOROU QUASE NADA PARA INVENTAREM A TRETA!  BRASILEIRO NÃO TEM JEITO MESMO…

O bafômetro não mede o nível de álcool e sim, a presença de cetona, que é o efeito da queima de gordura. Como o álcool diminui o açúcar no sangue, o corpo passa a queimar gordura e, como conseqüência, o hálito começa a apresentar corpos cetônicos.

OBS: Pessoas em dieta de Atkins , ou em jejum, também apresentam corpos cetônicos no hálito, em virtude da ausência de carboidratos causada pela dieta. Como conseqüencia dessa falta, o organismo queimará gordura.

Mas a mutreta do bafo é a seguinte: leve sempre no carro um vidrinho de vinagre e a qualquer sinal de blitz, tome um gole, porque o ácido acético (denominação química do vinagre) reage com a cetona, dando como resultado o acetato, que é indetectável no bafômetro. Adilson – Engenheiro Químico e CACHACEIRO

Beber vinagre altera resultado do teste do bafômetro?

Muita gente ficou espantada com a dica do “Adilson cachaceiro”. Mas será mesmo que o vinagre é um “santo” remédio para quem deseja não tomar uma multa (que agora está um pouco mais salgada) por não dirigir embriagado? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Pois bem. Como dissemos acima, a dica nem é tão nova assim. Uma pesquisa rápida sobre o assunto nos mostra que a “receita” está presente na internet há, no mínimo, oito anos. Neste período, conseguimos ver muita gente desmistificando a tese. Em 2013, um especialista respondeu à pergunta à Folha. Leia:

Desde 2008 a mesma questão vem surgindo. Segundo Arthur Guerra, psiquiatra, professor da Faculdade de Medicina da USP e coordenador do Cisa (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool), “não há nenhuma chance de burlar o teste do bafômetro, seja usando vinagre, dropes ou outra coisa”.

Esse vídeo, feito em 2013, é muito interessante. Depois encher a cara, o repórter Claudio Elias (do programa Bola da Vez, da TV Arapuan, da Paraíba) tentou beber vinagre (lá pelos 10 minutos de vídeo). O resultado, como era de se esperar, foi só uma careta feita por ele e nada de resultado no bafômetro.

Para além disso, há outro detalhe: mesmo se o vinagre fosse eficiente para burlar o bafômetro, se você tivesse bêbado e o agente percebesse isso, você poderia sofrer a sanção. E vamos convir que para ter coragem de beber vinagre puro, é preciso estar bêbado.

Resumindo: não se arrisque a seguir os conselhos do “Adílson cachaceiro”. Você só vai conseguir levar uma multa e ainda ter a experiência horrível de beber vinagre. Mais do que isso, vai colocar a sua vida e de outras pessoas em risco. Não tente fazer isso em casa (tampouco no carro).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão dos leitores Sebastião Ferreira, Maria Madalena Alves Guimarães, Laurencio de Matos, Daniel Diniz, Anderson Lustosa e mais cinco leitores que não se identificaram. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou no WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.