Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Mais de 100 bandidos e traficantes roubaram ônibus BRT no Rio #boato

Mais de 100 bandidos e traficantes roubaram ônibus BRT no Rio #boato

Boato – Foto mostra ônibus BRT que foi abandonado em São Gonçalo por mais de 100 bandidos após ser roubado por traficantes no Rio de Janeiro.

A violência urbana, de fato, assusta. O Rio de Janeiro, por exemplo, é palco de casos de assaltos, homicídios etc. Nem precisariam notícias falsas para as pessoas ficarem impressionadas. Mesmo com esse cenário, as fake news sobre o cotidiano na cidade maravilhosa sempre aparecem. É o caso da história de hoje.

Circula no WhatsApp a informação de que mais de 100 bandidos (em algumas versões 150) realizaram um roubo de um ônibus BRT na cidade do Rio de Janeiro. De acordo com a mensagem, os traficantes foram até São Gonçalo e abandonaram o veículo. Leia uma das versões do texto que circula online:

Quando você pensa que já viu tudo…. Traficantes roubam um ónibus articulado B.R.T no Rio, atravessam a ponte e o abandonam em São Gonçalo, detalhe que mais de 100 bandidos estavam nesse veiculo. O último apague a luz. Aqui Estamos!

Traficantes roubam ônibus BRT no Rio? 100 bandidos estavam no veículo?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A história se espalhou na internet e muita gente acreditou na história (vocês vão ver mais detalhes, já já). Mas será mesmo que o veículo é um BRT roubado e abandonado por mais de 100 traficantes? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

De fato, as imagens do coletivo abandonado são reais. Mas a história nada tem a ver com assalto. Pior do que isso, o “causo” que se espalhou no WhatsApp fez com que uma equipe de policiais se mobilizasse para uma operação inútil.

De acordo com postagem na página do Facebook da jornalista Roberta Trindade (especialista em segurança pública no Rio e fonte confiável), policiais viram a denúncia no WhatsApp e foram verificar o que aconteceu. Ao chegar ao local, descobriram que o ônibus pertencia à empresa Santa Maria (que prestava serviço para o BRT até 2017) e foi usada para o pagamento de uma dívida trabalhista. A postagem tem até as fotos dos documentos do veículo. Dá uma olhada.

A empresa que faz a gestão do BRT Rio também negou a informação. “O ônibus não fazia mais parte da frota que opera no BRT. Ele era de uma empresa, a Santa Maria, que fechou as portas no ano passado”, aponta nota oficial.

Resumindo: a história circula na internet e aponta que 100 bandidos sequestraram um ônibus BRT é falsa. As imagens são de um ônibus usado em um pagamento de dívida trabalhista e não têm nada a ver com traficantes ou assaltos.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.