Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Bandeira do Brasil foi formada pela natureza no Rio Amazonas, mostra foto #boato

Bandeira do Brasil foi formada pela natureza no Rio Amazonas, mostra foto #boato

Boato – Em plena Copa do Mundo, natureza forma bandeira do Brasil no Rio Amazonas e momento raro é fotografado.

Seja pela beleza ou por situações impressionantes que causam medo, a força da natureza sempre nos impressiona. Desde uma chuva de granizo, neve até os temidos tsunamis e furacões, a natureza se mostra implacável quando quer.

Mas, às vezes, a natureza capricha e pode proporcionar momentos raros e muito bonitos. De acordo com uma publicação que está circulando nas redes sociais, em plena Copa do Mundo, a natureza brindou a seleção brasileira com uma imagem rara e impressionante: a bandeira do Brasil se formou no reflexo do rio Amazonas.

“Bandeira do Brasil formada pela natureza no rio Amazonas. Momento raro e muito bonito!!!!!”, afirma um usuário. Segundo a postagem, “a foto precisa correr o mundo” para que todos vejam o belo momento ocasionado pela natureza.

Bandeira do Brasil foi formada pela natureza no Rio Amazonas, mostra foto?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Bem, a foto é realmente muito bonita e impressiona por se tratar de um fenômeno da natureza. Mas será mesmo que a natureza seria capaz de proporcionar um momento como esse? Na verdade, até seria, mas a questão aqui é que essa imagem da bandeira do Brasil, na realidade, está mais para um fenômeno de computador. É isso mesmo: a foto se trata de uma montagem. Quer mais detalhes? Continua lendo.

Vamos lá! Essa foto já circula na internet há algum tempo e é claro que, depois do início da Copa do Mundo, ela ganhou destaque e, novamente, voltou a aparecer com frequência nas redes sociais e com a mesma história.

A imagem mostra o que seria a bandeira do Brasil em cima do rio Amazonas, que teria refletido a imagem e ocasionado o tal fenômeno da natureza. Para começo de história, o responsável pela “foto” nunca foi identificado, o que seria estranho, já que em tempos de redes sociais, todos gostam de ter seus trabalhos reconhecidos. Além disso, não existe nenhuma nota em nenhum portal de notícia sobre o assunto.

E, bem, a história tem todas as características de um bom boato: erros de português, é alarmista, não cita fontes confiáveis e tem pedido de compartilhamento. A postagem não cita quando a imagem teria sido tirada e muito menos informa um responsável pela “foto”, falando do rio Amazonas de uma forma geral.

Isso por si só já deixa uma grande pulga atrás da orelha. E basta olhar de uma forma mais crítica sobre a foto, que você vai perceber que a “foto” é uma farsa, não passando de uma técnica de espelhamento de imagem.

Já é difícil acreditar que o ângulo do rio reflita as nuvens dessa forma. A coisa só piora quando olhamos pro lado direito e percebemos que as árvores que estão nesse espaço são exatamente iguais às que estão no lado esquerdo. Ou seja, não tem nem como defender a “foto”.

Em resumo: a imagem que mostra a bandeira do Brasil refletida pelo rio Amazonas é falsa. Não se trata de um fenômeno da natureza que brindou a seleção brasileira em época de Copa do Mundo. A imagem, na verdade, é uma edição e usa uma técnica de espelhamento de imagem. Ou seja, não é real. Não acredite em tudo o que vê (principalmente na internet)!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.