Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Balela: CPF na nota é golpe do governo. Diga não!

Balela: CPF na nota é golpe do governo. Diga não!

Boato – Governo usa dados do CPF na nota para aumentar impostos dos brasileiros. Diga não!

Vamos entrar em acordo que o dinheiro tá complicado para todo mundo. Para piorar a situação, os preços, os juros e o pessimismo em relação à economia só aumenta no Brasil. A prova disso é que as pessoas estão achando teoria da conspiração em tudo. A última da internet fala do chamado “CPF na nota”.

CPF na nota, diga não! Será?
CPF na nota, diga não! Será?

Um texto que circula pelo Facebook desde agosto de 2015 aponta que o governo está dando um golpe de mestre nos brasileiros ao pedir o chamado CPF na nota (em alguns estados tem outro nome como, por exemplo, Nota Fiscal Paulista). De acordo com o texto, o governo usa os dados do CPF para aumentar o imposto das pessoas. Leia:

Para aqueles que sonham em ganhar algo do governo !!! PEGADINHAA DA DILMA

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

CPF NA NOTA?? DIGA NÃO !!

Isso é mais uma maneira de tirar dinheiro de nós brasileiros, o governo quer ter o controle de quando e quantos você ganha e gasta. Nós brasileiros somos ”ingênuo”, achando que vamos ganhar alguma vantagem com isso!! Não caía nessa de ganhar prêmios, desconto no IPVA etc..PENSA UM POUCO E ”REFLITA”

EXEMPLO: Se eu ganho R$ 1.000,00 por mês, e gasto R$ 1.500,00, eles vão ver que eu gasto mais do que ganho! E é claro que nós trabalhadores na maioria não ganhamos exatamente o que está registrado na carteira de trabalho é um pouco á mais, é um valor combinado. Ou, seja eles não sabem esse pouco que ganhamos a mais!

Por quê? É aí que está a questão?! Esse extra que ganhamos não tem DESCONTOS algum, não tem impostos! E agora, você entendeu? Vai ser mais um motivo para mais e mais aumentos de impostos, de tudo! Querem tirar mais um pouco da gente, esse pouquinho que ganhamos á mais todo mês. Não caía nessa!!! DIGA NÃO Á CPF NA NOTA!!

É flagrante que há muita informação errada no texto. Antes de falar na informação do CPF na nota, vamos a elas. A primeira é colocar a história na conta do governo federal (ou de Dilma). Na realidade, são os estados que cuidam (por enquanto) dos benefícios de isenção do CPF na nota.

A segunda informação errada está na de que “é claro que nós trabalhadores não ganhamos o que está na carteira de trabalho”. Na realidade, a informalidade tem diminuído ano após ano no país. O terceiro ponto é que o aumento de impostos nada tem a ver com CPF na nota. Ou você acha que é só para de pedir CPF na nota que o governo vai parar de aumentar impostos?

Além disso, os erros de português denotam que a história não foi lá muito bem apurada. Se você lê o Boatos.org sabe que erros e falta de fontes são dois dos grandes motivos para reconhecer um boato.

Dito isso, vamos explicar a verdadeira função do CPF na nota. De certa forma é para o governo ter um controle de ganhos e gastos no país. Mas o foco é com o comércio. O CPF na nota é uma forma de evitar que comerciantes não vendam produtos sem nota fiscal. Uma vez em que o comprador ganha descontos ao pedir nota, ele não vai deixar o comerciante vender as coisas “por fora”.

Nesta matéria do G1, um especialista diz exatamente isso: “O programa busca despertar o interesse dos consumidores para exigir a nota fiscal na hora da compra e a partir daí gerar créditos para eles. A exigência da nota fiscal também evita a sonegação”. Ou seja, não tem nada a ver com cobrar de quem compra.

Detalhe importante e que vamos reiterar: o CPF na nota fica a cargo dos governos estaduais e quem cuida dos gastos das pessoas físicas é a Receita Federal, que nada tem a ver com o programa. Ou seja, a Receita Federal (que cuida do Imposto de Renda) teria acesso aos seus gastos nem que quisesse.

Resumindo, a mensagem que circula no Facebook não passa de uma balela. Não existe problemas em pedir CPF na nota. Ao contrário, você vai ganhar até alguns benefícios com a ação.