Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Balas de ursinho com droga levam crianças ao óbito no Brasil #boato

Balas de ursinho com droga levam crianças ao óbito no Brasil #boato

Boato – Balas de ursinho com sabor morango, limão e cereja estão matando as crianças no Brasil. Médica relata morte de menino de 14 anos.

As drogas sempre são um temor, principalmente quando estamos falando de pais e filhos. Em tempos de WhatsApp em alta, algumas mensagens só ajudam no crescimento desse pavor. A última história que circula online aponta que crianças brasileiras estão morrendo ao consumir “sem querer” uma bala em formato de ursinho.

A foto das tais balinhas e áudios têm se espalhado com força pelo WhatsApp. Em um áudio, uma mulher (com sotaque da Bahia) alerta que a bala da imagem tem gosto de morango, limão e cereja, que está levando crianças a óbito e que está sendo distribuídas nas escolas. Leia a transcrição:

Gente Bom dia. Vim aqui para pedir um favor a cada um de vocês. Que espalhe isso aí no grupo de amigos, mesmo que não tenha filhos. Tão levando para o colégio dando a crianças na rua. Ela tem gosto de morango, limão, cereja… mas são droga. Essa droga leva a criança a óbito. Por favor, divulguem, espalhem. Mesmo que você tem amigos que queira oferecer para seu filho, às vezes ele não sabe. Não deixe seu filho ingerir essa bala. É droga. Por favor, mesmo que alguém não tenha filho, mande por que ele possa divulgar, para que ele possa divulgar. Ok, obrigado. Bom dia a cada um de vocês.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Em outra versão, uma mulher com sotaque do Paraná conta que a bala de ursinho levou um garoto de 14 anos a óbito. De acordo com o áudio, as balas foram encontradas no bolso dele. Leia a transcrição do áudio:

Oi meninas, boa noite. Passei uma fotinho aí para vocês agora e foi uma foto tirada em algum lugar, não sei da onde. Mas essas balinhas que estão aí são balinhas que foram achadas no bolso de um adolescente que foi internado hoje no hospital onde eu tô trabalhando. Ele tinha 14 anos. Ele veio acompanhado de um dos professores, que estava dando aula na nossa escola que ele estudava, e um colega diz que ele chupou uma dessas balinhas que ele ganhou em algum lugar, enfim.

Balas de ursinho com droga levam crianças ao óbito no Brasil?

Tanto a “versão Bahia” como a “versão Paraná” circularam muito na internet. Mas será mesmo que a tal balinha de ursinho com sabores variados está matando crianças Brasil afora? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Só de ouvir os áudios do WhatsApp já dá para suspeitar de alguma coisa. Ambas gravações têm as principais características de boatos na internet. São vagas, têm caráter alarmista, não citam fontes, têm erros de português e pedem compartilhamento (a primeira, por sinal, é um show de pedido de compartilhamento). Quem lê o Boatos.org sabe que esse tipo de conteúdo tende a ser falso.

Resolvemos averiguar se a história procedia com base nos dados das mensagens. Tentamos buscar por qualquer registro de criança brasileira que tenha “recebido” uma balinha de ursinho com sabores e morreu. Sabe quantos casos encontramos? Nenhum! Nem na Bahia, nem no Paraná, nem em lugar algum.

Toda narrativa e local onde teria ocorrido o caso deixa a história sem lógica. A “versão paranaense” fica mais sem lógica ainda quando descobrimos a origem da foto. Ao contrário do que diz o áudio, o saco de balas de ursinho não foi retirada do bolso do menino.

De acordo com o site Snopes (que desmentiu o mesmo boato nos EUA), a bala de formato de urso foi postada neste site e utilizada como “imagem de ilustração” em reportagens sobre uso da pílula de urso. Antes que você ache que a notícia é real, essas reportagens são de casos em Londres e os adolescentes que usavam sabiam muito bem do que se tratava.

Resumindo:  a história que aponta que as balinhas de urso estão sendo distribuídas em escolas, têm sabores e matou um garoto de 14 anos é falsa. Observe seus filhos e cuide deles, mas não precisa ficar tão paranoico.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.