Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Assalto programado para quem tem SKY, NET e GVT #boato

Assalto programado para quem tem SKY, NET e GVT #boato

Leia também: desmentimos aqui a versão 2017 do boato (um áudio no WhatsApp)

Boato – Bandidos estão agendando visita técnica da SKY, NET e GVT por carta para poder fazer assalto programado a residências.

Todo mundo já caiu em algum golpe. Se não caiu ainda, infelizmente, é só uma questão de tempo. Seja passar dados bancários para quem não devia, comprar um produto em um site fantasma, pagar por um serviço que nunca foi feito. O fato é que estamos todos à mercê de golpes e com a internet eles estão cada vez mais fáceis de cair.

Aviso falso alerta sobre assalto programado por carta
Aviso falso sobre visita de bandidos disfarçados de técnicos e assalto programado

No entanto, nem só de maldades é feita a web, tem sempre uma boa alma que alerta sobre esses mesmos golpes. É o caso das muitas pessoas que estão compartilhando um aviso sobre bandidos disfarçados de técnicos de telecomunicação.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Segundo o alerta que está viralizando no Facebook, bandidos agendam visitas técnicas da SKY, NET e GVT por carta e na data combinada aproveitam para assaltar as residências que ‘visitam’. Confira:

ATENÇÃO

QUEM TEM SKY, NET, GVT E ETC

Esse golpe vai pegar muita gente inocente.

Estão enviando pelo correio uma carta com papel timbrado da NET, SKY ou outro canal de TV por assinatura.

Na carta, que por sinal é muito bem elaborada, onde diz que estão modernizando a sua tecnologia e que será necessária a substituição de equipamento dentro da casa do assinante.

Eles colocam um número de telefone (de um comparsa) para o agendamento.

Se a pessoa (assinante) não conhece o golpe e não telefona para overdadeiro número da Operadora de TV, para confirmar se isto procede mesmo, os marginais praticam o assalto em sua residência com hora marcada e com você abrindo a porta e servindo um cafezinho.

Se receberem a tal carta, que confirmem com o telefone que consta na sua fatura mensal*, nunca com o número de telefone da carta recebida.

QUEM NÃO TEM TV POR ASSINATURA, REPASSE ASSIM MESMO, POIS PODERÁ AJUDAR A ABRIR OS OLHOS DE ALGUÉM SOBRE O ASSALTO PROGRAMADO.

Cordialmente,

Condomínio Mediterraneo

Assalto programado está sendo feito em casas?

Saibam que o Condomínio Mediterrâneo existe. Esse é o único fato verdadeiro sobre o alerta, que nada mais é do que uma corrente falsa e velha. Essa história de assalto programado por carta circula na internet desde 2010 (pelo menos), e com o tempo sofreu apenas algumas alterações, como o nome das empresas envolvidas no suposto golpe.

Nenhuma das empresas citadas no aviso emitiu qualquer tipo de alerta oficial sobre o caso, o que geralmente é uma postura tomada em casos semelhantes. Os números oficiais de cada empresa (no caso de suporte técnico) estão nos sites e nas faturas, uma conferida e o golpe já estaria desmascarado.

Além disso, indicar um número de telefone verdadeiro seria um tiro no próprio pé, afinal, ficaria bem simples para as vítimas passarem o número para rastreamento da polícia. E imaginem a quantidade de telefones necessários se a cada suposto assalto o número fosse descartado? Meio inviável, não? Um telefone falso deixaria a coisa toda muito suspeita, ou seja, o golpe mencionado pelo aviso é todo torto e mal arranjado. Mais ou menos como a história dos assaltantes com ácido. 

Ah, também não há nenhuma notícia na mídia sobre essa onda de assaltos programados, e isso é mais uma prova da balela, já que a imprensa não deixaria de noticiar esse novo ‘estilo’ de crime. Muito provavelmente, o(a) síndico(a) do Condomínio Mediterrâneo teve acesso a esse aviso na internet, imprimiu, colocou o alerta no prédio, algum morador(a) fotografou o aviso e jogou na internet, levando ao pé da letra o ‘repasse adiante’.

De qualquer forma, essa história é #boato, quem ver algo sobre isso pode repassar adiante essa informação especificamente.

Esse artigo foi uma sugestão do leitor Rodrigo Guedes Coelho. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.