Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Assaltantes matadores de motoristas de Uber postam vídeo ostentando armas #boato

Assaltantes matadores de motoristas de Uber postam vídeo ostentando armas #boato

Boato – No Rio de Janeiro, assaltantes matadores de motoristas de Uber gravam vídeo mostrando armas usadas nos crimes.

Aplicativos de transporte, como o Uber, trouxeram mais praticidade para o dia-a-dia dos usuários. Esse tipo de aplicativo também trouxe benefícios para os motoristas cadastrados. Mas os aplicativos de transporte também levantaram outra discussão: a segurança.

E, de acordo com essa história que estão circulando (em forma de áudio) na internet, passageiros e motoristas devem ficar atentos. A história aponta para um grupo de assaltantes que está matando motoristas de Uber no Rio de Janeiro. Ainda segundo a história, eles teriam gravado um vídeo (ostentando armas de fogo) com o celular de uma das vítimas. Confira:

Meu anjo. Olha só, marca a cara desses caras, marca cara deles. Divulga com seus amigos. Se você tiver amigo de Uber, avisa. Eles tão pedindo Uber, motorista chega, eles entram. Aquelas duas garotas que estão lá no fundo é marmita, mulher de bandido. Eles entram como um casal, quando chega um determinado ponto, rende o motorista, mata o motorista, entendeu? E fica um só no carro e começa a rodar como se fosse motorista de Uber e os outros descem, junto com as mulher, e vem num carro atrás.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Quando entra um passageiro, eles estão rendendo os passageiros e roubando. Acabei de receber agora aqui no grupo da “poliçada”, pessoal da Civil, pessoal aqui do Sétimo, Dezoito, tem vários batalhões aqui. Pessoal da P2 tá caçando eles. Eles são tão inteligentes, mas tão inteligentes, mas tão inteligentes, que eles fizeram esse filme aí, esse vídeo, com o celular de uma vítima, de um motorista de Uber que eles mataram. Só que o cara tinha Google Fotos. Todo vídeo foi para a nuvem e a “poliçada” conseguiu resgatar. Eles não sabiam que tinha Google Fotos, né? Enfim, esses caras são aí da Zona Oeste e tão roubando em tudo quanto é lugar, entendeu? Então, avisa aí teus amigos que costumam pegar Uber e você que adora andar pra cima e pra baixo, tirar a night no sereno, fica na atividade. Olha bem pra cara desses p***.

Avisa as suas filhas. Avisa a sua filha aí que tá sempre pra cima pra baixo, não é a casada, é a outra… Nadine, Nadine! Avisa a Nadine, mostra para ela, para ficar na atividade. E se porventura pedir o Uber, chegar e ver que é esse cara, disfarça. Disfarça, não dê tinta que você percebeu, que se ele vê que foi reconhecido, ele mata. Eles tão matando fácil, fica na atividade. Beijo, se cuida.

Assaltantes matadores de motoristas de Uber postam vídeo ostentando armas?

Se você é do Rio de Janeiro e ficou assustado com essa história, calma lá. Antes de sair compartilhando o áudio e o texto com todos os seus amigos do “zap zap”, saiba que essa história não passa de balela. Isso mesmo. Não existe nenhum grupo de assaltantes matando motoristas de Uber por aí (até onde a gente saiba). Se você quiser saber mais detalhes sobre essa história, então continua lendo.

Para começo de história, o texto segue aquele roteiro básico de “boataria”. O sujeito conta nos mínimos detalhes como os supostos assaltantes agem, mas não dá as informações básicas: quem são as pessoas, de onde elas são, etc.

Além disso, também não conseguimos identificar quadrilhas que estejam assassinando motoristas de Uber pelo Brasil e usando os carros para assaltar usuários. E vale ressaltar que essa prática seria muito arriscada, uma vez que esses carros possuem GPS e usar outro carro nos assaltos também aumentaria as chances de identificação.

Essas informações, por si só, já deixam a história bem estranha e nos levantam mil e uma dúvidas. Bem, as dúvidas se transformaram em certeza quando conseguimos identificar as pessoas que aparecem no vídeo.

Nessa semana, segundo o jornal Meriti Baixada, o 54º DP da Belford Roxo, no Rio de Janeiro, informou ter identificado as pessoas que aparecem no vídeo. No texto, a polícia teria afirmado que apenas uma das duas armas que aparecem no vídeo é verdadeira (a segunda é uma réplica – arma de pressão).

Segundo a publicação, o homem que portava a arma de calibre 38 será indiciado por porte ilegal de arma. Já sobre a história dos homens serem assaltantes, o texto destaca que apenas um deles possui passagem pela polícia: pelo crime de lesão corporal e injúria (violência doméstica). Confira:

Policiais Civis da 54 DP Belford Roxo identificaram 6 elementos que aparecem em vídeo amplamente divulgado em redes sociais onde aparecem empunhando armas e supostamente usando drogas. O revólver calibre 38 prateado que aparece nas mãos de REINALDO, e uma pistola de airsoft (réplica), que é ostentada por RENATO e TALES, foram apreendidos.

Nas redes sociais surgiram boatos que se tratavam de assaltantes, porém somente RENATO, que ostentava a réplica, tem passagem na Polícia, por Lesão Corporal e Injúria (violência doméstica). Segundo o Delegado Titular da 54 DP Belford Roxo, Dr Luiz Henrique Ferreira Guimarães, o fato dos elementos não terem, em sua maioria, passagem pela Polícia, não afasta a possibilidade deles praticarem crimes, o que será apurado, e que, neste caso específico do vídeo, somente REINALDO será indiciado pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.

Ou seja, não há nada que ligue os homens a assaltos e assassinatos de motoristas de Uber. Apenas um dos homens que aparece nas imagens possui passagem pela polícia. Além disso, ele responde pelos crimes de lesão corporal e injúria (violência doméstica), nada de assalto ou assassinato.

Já o outro identificado no vídeo, que portava uma pistola calibre 38, responderá por porte ilegal de arma. Sendo assim, a história não passa de boato.

Agora, temos um detalhe muito importante. Depois que essa confusão do vídeo começou nas redes sociais, um homem tem sido confundido com as pessoas que aparecem nas imagens.

Ele publicou no Facebook imagens de um boletim de ocorrência e das supostas ameaças que teria recebido.

Gente, eu acredito que nem preciso lembrar do caso da mulher do Guarujá, que foi espancada até à morte, após espalharem um boato sobre ela, né? Boatos podem ter consequências graves, como esse caso.

Portanto, não compartilhem essa história. Ela é só uma mentira. Os homens do vídeo já foram identificados, não são assaltantes e nenhum deles é o homem que está sendo ameaçado no Facebook. Sempre pesquise antes de compartilhar!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.