Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Apartamento pegou fogo por causa de carregador de celular ligado #boato

Apartamento pegou fogo por causa de carregador de celular ligado #boato

Boato – Um apartamento pegou fogo e foi destruído após donos deixarem carregador de celular ligado na tomada. Foto mostra prédio incendiado.

Se tem um aparelho em casa que causa controvérsia é o carregador de telefone celular. É incrível a quantidade de histórias que aparecem sobre o aparato e seus riscos. A mais famosa delas é a da criança que morreu após colocar o carregador na boca (e foi desmentida por aqui). Mas agora, a história tem um “causo” à altura.

Apartamento pegou fogo por causa de carregador de celular ligado, diz boato
Apartamento pegou fogo por causa de carregador de celular ligado, diz boato

Circula, pelo WhatsApp, a foto de um prédio pegando fogo e áudios alertando para o perigo dos carregadores de celular. De acordo com leitores do Boatos.org, em cada lugar uma história diferente é descrita. Encontramos versões na Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. Leia a transcrição do texto que circula online:

Meninas bom dia, tô mandando essa mensagem porque ontem pegou fogo no meu prédio. Graças a Deus, o prédio foi evacuado e ninguém ficou ferido. O apartamento incendiado, os moradores não estavam em casa. Eles têm duas crianças, uma bebezinha de um ano e pouco e um menino de oito anos. O apartamento foi totalmente destruído e os bombeiros estiveram lá e eu estava lá também porque todos tiveram que sair do prédio. A causa foi um carregador de celular deixado na tomada. Tá, a gente fica achando que é lenda urbana, mas não é. Então a eu tô mandando este alerta para vocês recomendarem as crianças. Em casa, a minha ladainha já era essa todo isso. Ontem foi um sermão. Mas assim, foi terrível, muito triste mesmo. Então, cuidado, a gente pensa que não acontece, mas pode acontecer a qualquer momento.

Amigas, fitness, quem tá falando é Cintia. Deixa eu falar: este prédio aí é o prédio Costa España, do clube espanhol. O meu apartamento é esse aí de baixo que tá com a luz acesa. Esse apartamento do meu vizinho foi, ontem, incendiado. Acabou com o apartamento. Todo mundo teve que sair do prédio por causa de um carregador de celular. Eles deixaram o carregador de celular fora do celular. E aí, tocou fogo no apartamento todo. Não tinha ninguém no apartamento e eles tinham filho pequeno. Então, o que eu quero deixar é o alerta para vocês: não deixem o carregador puro na tomada. Olha o que aconteceu com ontem no prédio. Todo mundo teve que evacuar o prédio

Apartamento pegou fogo por causa de carregador de celular ligado?

É claro que diversas pessoas saíram compartilhando a história a torto e a direito. Mas será mesmo que é verdade que o apartamento da foto pegou fogo por causa de um carregador de celular? A resposta é não.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Procurando na internet, até encontramos casos de incêndios causados por carregadores de celulares. Mas isso só acontece se já há problemas na rede elétrica da casa (essa sim, merece atenção) ou de sobrecarga de energia (que pode ser causada, por exemplo, pelo uso excessivo do benjamin). Há, ainda, chances de o carregador ter algum defeito.

Alerta feito, vamos ao caso. Procuramos pelo ocorrido relacionado à foto e descobrimos que foi no Rio de Janeiro (no bairro da Tijuca). Isso já elimina a tese de edifício Costa España (Salvador) ou Edifício Amiga (em São Paulo). De acordo com notícias do site do O Globo, o caso aconteceu no dia 07/11/2016.

RIO – Por volta de 18h30m deste domingo, um incêndio em um apartamento do terceiro andar do prédio número 41 assustou moradores da Rua Ângelo Agostini, uma via residencial da Tijuca. O fogo se alastrou pelas varandas de pelo menos outras três unidades da coluna e chegou ao sexto andar. Bombeiros do Batalhão da Tijuca foram destacados para o local e controlaram as chamas em aproximadamente uma hora. O edifício tem 58 apartamentos. A reportagem do GLOBO apurou que o incêndio foi provocado por um problema na rede elétrica. Não havia ninguém em casa quando o foco começou. Ele começou na varanda, atingiu sala e dois quartos.

Notou a parte que fala da causa: problemas na rede elétrica. Não havia nada de carregador de celular na história. Corremos atrás da história nas redes sociais e descobrimos está sendo feita uma vaquinha para ajudar a família, que perdeu tudo.

Entre os comentários na postagem do Facebook que promove as doações, há a informação de que a perícia ainda está analisando o caso. Não vamos colocar nomes aqui, mas uma vizinha informou que a desconfiança era com o ar-condicionado.

Ou seja, qualquer informação que aponta que se tratou do carregador do celular, neste caso, é falsa. Houve, de fato, incêndio e carregadores (assim como qualquer coisa ligada à energia elétrica) podem (muito difícil, mas podem) causar incêndio. Mas uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

Assista ao nosso recado sobre celulares que explodem e fotos de pessoas mortas e compartilhe:

Esse artigo foi uma sugestão dos leitores Belci Sanchez, Geraldo Pires Luz, Suely Fagá Rocha, Claudia J Sampaio, Albérico Oliveira e mais quatro leitores que não se identificaram. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.