Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Andreas von Richthofen, irmão de Suzane, foi encontrado na cracolândia #boato

Andreas von Richthofen, irmão de Suzane, foi encontrado na cracolândia #boato

Boato – Andreas von Richthofen, irmão de Suzane von Richthofen, foi encontrado pela polícia na região conhecida como cracolândia, em São Paulo.

Dentre todos os crimes que aconteceram na história recente do Brasil, um dos que mais chocou as pessoas foi o assassinato do casal Manfred e Marísia von Richthofen em 2002. O que mais surpreendeu no caso foi que o crime foi cometido pela filha do casal: Suzane. Quinze anos após o crime, notícias sobre a família ainda chamam atenção.

A última informação que repercutiu em veículos de mídia dá conta que o irmão mais novo de Suzane, Andreas von Richthofen, foi encontrado pela polícia na região da cracolândia, em São Paulo. O caso virou notícia nos principais portais de notícias do Brasil e foi o assunto mais falado em redes sociais no país. Leia trecho de uma das notícias:

Irmão de Suzane von Richthofen é apreendido na Cracolândia; O irmão de Suzane von Richthofen, Andreas Albert, 29 anos, estava entre os usuários de drogas da Cracolândia retirados da Cracolândia, na madrugada desta terça-feira (30), e encaminhados a hospitais municipais de São Paulo. Agitado, desorientado e agressivo, ele foi encontrado por policiais quando tentava pular o portão de uma casa que dizia ser do tio dele.

Andreas von Richthofen, irmão de Suzane, foi encontrado da cracolândia em SP?

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

A história foi publicada em quase todos os portais e todo mundo falou nisso. Quer dizer que a história é 100% correta, certo? Errado. A notícia que “chocou o país” (ok, não é bem assim) está com alguns erros de informação que muita gente não se atentou. Vamos fazer uma cronologia.

Inicialmente, a informação foi dada pelo Jornal O Globo e veio da Prefeitura de São Paulo. Na hora da publicação da notícia, uma dúzia de “sites de notícias” copiaram a informação do O Globo e deram a informação. Só um detalhe: Andreas não havia sido encontrado na cracolândia.

Após a repercussão da história, a Polícia Militar de São Paulo afirmou que ele foi preso tentando escalar um muro na Zona Sul da capital paulista (a cerca de 15 km da cracolândia). Leia nota da polícia, publicada pelo R7:

De acordo com a Polícia Militar, Andreas Richthofen foi encontrado por policiais militares durante uma patrulha pela rua Engenheiro Alonso de Azevedo, sem número, em Santo Amaro, zona sul da capital. Uma lança do portão do imóvel atravessou a perna do rapaz, portanto, ele foi socorrido pelos militares e levado ao Hospital Campo Limpo. Tudo isso aconteceu na manhã desta terça-feira, às 07h30 da manhã.

Como, além dos ferimentos, ele apresentava sinais de confusão mental, o jovem foi atendido pelo plantão psiquiátrico do hospital. Aos policiais, Andreas disse que estava tentando entrar na casa de um tio, porém, a polícia não conseguiu confirmar essa informação.

O próprio O Globo e alguns sites de notícias corrigiram a informação. O UOL chegou a publicar uma matéria com mais detalhes sobre o caso, já esclarecendo que Andreas foi internado após surto. O site também deu a informação que um fonte ligada ao prefeito João Dória havia dito que o jovem teria frequentado a cracolândia há alguns dias.

O grande problema é que nem todos os sites (principalmente aqueles que copiaram a informação do O Globo) corrigiram a informação e muita gente ainda acha que o irmão de Suzane foi preso (ou apreendido) durante operação na cracolândia.

Resumindo: é fato que Andreas von Richthofen está com problemas e foi encaminhado a uma clínica de recuperação de dependentes. Porém, ele não foi encontrado na cracolândia, tampouco em uma operação da polícia. Mesmo assim, torcemos para a recuperação dele.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de Luciana Tomaz, Fernanda Ghellere, Cristiane Belgini, Andréa Vargas e de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.