Andreas von Richthofen, irmão de Suzane, foi encontrado na cracolândia #boato

Boato – Andreas von Richthofen, irmão de Suzane von Richthofen, foi encontrado pela polícia na região conhecida como cracolândia, em São Paulo.

Dentre todos os crimes que aconteceram na história recente do Brasil, um dos que mais chocou as pessoas foi o assassinato do casal Manfred e Marísia von Richthofen em 2002. O que mais surpreendeu no caso foi que o crime foi cometido pela filha do casal: Suzane. Quinze anos após o crime, notícias sobre a família ainda chamam atenção.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

A última informação que repercutiu em veículos de mídia dá conta que o irmão mais novo de Suzane, Andreas von Richthofen, foi encontrado pela polícia na região da cracolândia, em São Paulo. O caso virou notícia nos principais portais de notícias do Brasil e foi o assunto mais falado em redes sociais no país. Leia trecho de uma das notícias:

Irmão de Suzane von Richthofen é apreendido na Cracolândia; O irmão de Suzane von Richthofen, Andreas Albert, 29 anos, estava entre os usuários de drogas da Cracolândia retirados da Cracolândia, na madrugada desta terça-feira (30), e encaminhados a hospitais municipais de São Paulo. Agitado, desorientado e agressivo, ele foi encontrado por policiais quando tentava pular o portão de uma casa que dizia ser do tio dele.

Andreas von Richthofen, irmão de Suzane, foi encontrado da cracolândia em SP?

A história foi publicada em quase todos os portais e todo mundo falou nisso. Quer dizer que a história é 100% correta, certo? Errado. A notícia que “chocou o país” (ok, não é bem assim) está com alguns erros de informação que muita gente não se atentou. Vamos fazer uma cronologia.

Inicialmente, a informação foi dada pelo Jornal O Globo e veio da Prefeitura de São Paulo. Na hora da publicação da notícia, uma dúzia de “sites de notícias” copiaram a informação do O Globo e deram a informação. Só um detalhe: Andreas não havia sido encontrado na cracolândia.

Após a repercussão da história, a Polícia Militar de São Paulo afirmou que ele foi preso tentando escalar um muro na Zona Sul da capital paulista (a cerca de 15 km da cracolândia). Leia nota da polícia, publicada pelo R7:

De acordo com a Polícia Militar, Andreas Richthofen foi encontrado por policiais militares durante uma patrulha pela rua Engenheiro Alonso de Azevedo, sem número, em Santo Amaro, zona sul da capital. Uma lança do portão do imóvel atravessou a perna do rapaz, portanto, ele foi socorrido pelos militares e levado ao Hospital Campo Limpo. Tudo isso aconteceu na manhã desta terça-feira, às 07h30 da manhã.

Como, além dos ferimentos, ele apresentava sinais de confusão mental, o jovem foi atendido pelo plantão psiquiátrico do hospital. Aos policiais, Andreas disse que estava tentando entrar na casa de um tio, porém, a polícia não conseguiu confirmar essa informação.

O próprio O Globo e alguns sites de notícias corrigiram a informação. O UOL chegou a publicar uma matéria com mais detalhes sobre o caso, já esclarecendo que Andreas foi internado após surto. O site também deu a informação que um fonte ligada ao prefeito João Dória havia dito que o jovem teria frequentado a cracolândia há alguns dias.

O grande problema é que nem todos os sites (principalmente aqueles que copiaram a informação do O Globo) corrigiram a informação e muita gente ainda acha que o irmão de Suzane foi preso (ou apreendido) durante operação na cracolândia.

Resumindo: é fato que Andreas von Richthofen está com problemas e foi encaminhado a uma clínica de recuperação de dependentes. Porém, ele não foi encontrado na cracolândia, tampouco em uma operação da polícia. Mesmo assim, torcemos para a recuperação dele.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de Luciana Tomaz, Fernanda Ghellere, Cristiane Belgini, Andréa Vargas e de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

11 comentários em “Andreas von Richthofen, irmão de Suzane, foi encontrado na cracolândia #boato

  • 03/06/2017 em 04:56
    Permalink

    “Sérios, como a revista Veja”? Kkkkkkkk Essa foi a piada do ano!

    Resposta
  • 03/06/2017 em 01:30
    Permalink

    Nossa que credibilidade.. confio totalmente nos editores do BOATO.com que fazem uma matéria e correm atrás .pra desmentir os boatos.. e vem sempre alguém querendo puxar para trás..

    A vai k h

    Parabéns ao boato.com
    Amoooo

    Resposta
  • 01/06/2017 em 00:48
    Permalink

    Não sei quem deu tanta autoridade ao boatos.org como se fossem os paladinos da verdade e guardiões da moral.
    Se todos órgãos erram, por que vxs não errariam?
    Não gosto daqui..

    Resposta
    • 03/06/2017 em 10:11
      Permalink

      Então vc prefere ser enganado, é isso?
      Acho ótimo que desmintam as barbaridades que divulgam na internet para evitar que até matem por veiculações falsas como já aconteceu !

      Resposta
      • 03/06/2017 em 22:30
        Permalink

        Acho que quem está sendo enganada é você, pois até filmado o rapaz irmão dela foi, muito doidão e totalmente desorientado.

        Resposta
    • 17/07/2017 em 00:48
      Permalink

      a verdade doi muito para os mentirosos!

      Resposta
  • 31/05/2017 em 23:00
    Permalink

    Parece que tem boato no boatos, vários site sérios já deram a noticia, mas você vem dizer que é boato. Será que não poderemos mais confiar nem neste site?

    Resposta
  • 31/05/2017 em 21:06
    Permalink

    Essa notícia me apareceu hoje no Estadão on line via e-mail.
    Do jeito que esse jornal decaiu nos últimos tempos, prefiro acreditar que é boato.

    Resposta
  • 31/05/2017 em 16:35
    Permalink

    É mesmo?
    Afinal, seria mesmo impossivel a Policia alterar a cena do “encontro” apenas para preservar a “vitima”, não é mesmo?

    Resposta
  • 31/05/2017 em 16:11
    Permalink

    Sempre confiei no site Boatos, mas agora bateu-me uma duvida, já que essa informação saiu em sites que considero sérios, como revista Veja, por exemplo.
    Gostaria de uma explicação mais convincente.

    Resposta
    • 01/06/2017 em 12:03
      Permalink

      Veja?
      Romário sofreu uma denuncia falsa dessa fonte séria.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)