André Lucas Oliveira Almeida está em coma na Bolívia, onde faz medicina #boato

Boato – O estudante de medicina André Lucas Oliveira Almeida sofreu um acidente de moto hoje e está em coma na Bolívia.

Se você acompanha as redes sociais, provavelmente já viu e até compartilhou mensagens com pedidos de informações sobre desaparecidos. Não há dúvidas de que o Facebook e o WhatsApp se tornaram grandes aliados de familiares que buscam pistas sobre desaparecidos.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Porém, muitas vezes essa busca por informações acaba virando alvo de boatos. O último deles dá conta de que um estudante de medicina sofreu um acidente de moto hoje e está em coma na Bolívia. Ao que tudo indica, a família ainda não foi encontrada. Confira na íntegra:

Print de notícia falsa sobre o estudante de medicina André Lucas Oliveira Almeida em coma na Bolívia.
Print de notícia falsa sobre o estudante de medicina André Lucas Oliveira Almeida em coma na Bolívia.

André Lucas Oliveira Almeida está em coma na Bolívia, onde faz medicina?

É claro que muita gente se comoveu com o apelo e compartilhou a informação. Afinal, não custa nada ajudar. Só se esqueceram de uma coisa: a informação não procede. É boato. Vamos aos porquês.

Primeiramente, ao buscarmos informações sobre o caso, percebemos que a história muda de localidade a cada vez que é compartilhada. No início, a localização de André foi reportada na Bolívia. Em outras postagens, a mensagem apontava a cidade Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro.

Para além disso, a mensagem possui as características de boatos: informações vagas, sem datas e fontes confiáveis e pedidos de compartilhamentos. Como já explicamos outras vezes aqui no blog, no mundo da boataria é muito comum aparecerem histórias com o bônus “hoje” como, por exemplo, na história da menina Anna Laura que estaria desaparecida desde hoje de manhã.

Por fim, a própria família se manifestou sobre o caso. De acordo com as informações, André Lucas depois de um acidente ficou internado por três meses e já está bem. Porém, ao contrário do que se imagina, em nenhum momento esteve em coma. Olha só a mensagem que a Ana Maria, irmã do André, publicou em sua rede social:

Sendo assim, podemos concluir que o estudante até sofreu um acidente, mas nunca esteve em coma. Ou seja, a história de que André Lucas Oliveira Almeida está em coma na Bolívia, onde faz medicina é #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)