Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Ana Clara está desaparecida desde ontem; compartilhe foto #boato

Ana Clara está desaparecida desde ontem; compartilhe foto #boato

Boato – Menina Ana Clara, de 13 anos, está desaparecida desde ontem à tarde no Méier. Ela estuda no Colégio Pedro II do Engenho Novo, na Zona Norte do Rio.

Se você é um usuário frequente do Facebook e do WhatsApp, provavelmente já se deparou com apelos por informações sobre alguma criança desaparecida – talvez até tenha compartilhado a informação.

Sem dúvida, as redes sociais são uma grande aliada na busca de pistas de pessoas desaparecidas. Mas se de um lado existe a possibilidade de encontrar informações sobre o desaparecimento da criança, por outro existe a chance de se tornar alvo de boatos na internet. E esse é o caso de hoje.

Circula pelas redes sociais a imagem de uma menina que teria o nome de Ana Clara. De acordo com a informação que circula online, ela está “desaparecida desde ontem”. Em uma das mensagens, o texto aponta que “Ana Clara Barbosa Marques desapareceu por volta das 14:00 no Méier”. Em outra, diz que está “desaparecida desde às 15:00h de hoje”. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Peço Desculpas, mas estamos desesperados, a minha sobrinha Ana Clara Barbosa Marques desapareceu por volta das 14:00 no Méier, ela tem 13 Anos, estuda no Pedro II do Eng. Novo. Até o momento não temos notícia. Me ajudem

Por favor, me ajudem!!! A sobrinha de uma amiga, está desaparecida desde às 15:00h (02/05/2018), ela estuda no Pedro II do engenho novo, no turno da manhã, o nome dela é Ana Clara. O celular dela está desligado, já foi procurada na casa das amigas, na escola… A família está desesperada!!! Divulguem por favor!!!!!

“GALERA, ESSA É MINHA PRIMA ANA CLARA, ESTÁ DESAPARECIDA DESDE 15HRS DE HOJE (02/05), JÁ BUSCARAM EM TODOS OS LUGARES POSSÍVEIS E NADA… POR FAVOR, SE ALGUÉM ENCONTRAR AJUDA LIGUE PARA ALGUM DESSE NUMERO OU ENTRE EM CONTATO COMIGO!!!!”

Ana Clara está desaparecida desde ontem?

É claro que a boa intenção das pessoas diante do pedido de uma família desesperada fez com que a publicação viralizasse. Mas será mesmo que a menina Ana Clara, de 13 anos, está desaparecida desde ontem? A resposta é não. E se você não entendeu o porquê, a gente te explica.

Pois bem, de fato, Ana Clara Barbosa Marques, de 13 anos, desapareceu na tarde de quarta-feira (2) no Rio de Janeiro. A estudante do sétimo ano do Colégio Pedro II foi vista pela última vez após sair de casa para ir à aula.

Acontece que Ana Clara já foi encontrada. Isso mesmo, no dia seguinte ao desaparecimento, a estudante foi encontrada com o namorado, de 15 anos, na rodoviária de Três Rios, no Sul Fluminense. De acordo com com essa reportagem do Jornal O Dia, o adolescente chegou a tentar fugir com a chegada dos policiais civis na rodoviária, mas foi levado com a menina para a 108ª DP (Três Rios). Em um vídeo compartilhado no WhatsApp, a mãe da estudante informou que a filha já foi encontrada.

Sendo assim, chegamos a conclusão que a história de que Ana Clara está desaparecida desde ontem é falsa. A estudante até estava desaparecida, mas já foi encontrada. Ou seja, foi verdade, mas agora é boato. Podem parar de compartilhar.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.