Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Acidente ou abalroamento com moto não é colisão, é atropelamento #boato

Acidente ou abalroamento com moto não é colisão, é atropelamento #boato

Boato – Importante! Se você bater em uma moto ou uma moto bater em seu carro não será uma colisão de trânsito e, sim um atropelamento.

Dados do Ministério da Saúde apontam que, em 2013, os acidentes envolvendo motos resultaram em 12 mil mortes. O número corresponde a 28% dos mortos no transporte terrestre. Em dez anos, o número de mortes provocadas por acidentes de moto aumentou 280%.

Erros e imprudência dos próprios condutores são as principais causas dos acidentes envolvendo motos. Mas, se você é motociclista e já passou por situações parecidas no trânsito, saiba que um acidente ou abalroamento com moto não é colisão, é atropelamento. Pelo menos é o que indica um texto que tem circulado no WhatsApp.

De acordo com as informações, se você bater em uma moto ou uma moto bater em seu carro não será uma colisão de trânsito e, sim um atropelamento. O alerta, que supostamente saiu do Denatran, pede que o condutor faça um boletim de ocorrência após qualquer tipo de colisão envolvendo motos. Leia o que diz a mensagem:

DENATRAN – ESCLARECIMENTO IMPORTANTÍSSIMO

IMPORTANTE LER! Se você bater em uma moto, ou uma moto bater em seu carro, não será uma simples colisão de trânsito. Você é enquadrado no art. 303, do CTB. Então as orientações abaixo são extremamente úteis e vale à pena serem repassadas. São pencas e pencas de T.C.O.’s do art. 303, do CTB, que chegam por mês, principalmente envolvendo moto taxistas… Esses são os piores, pois vão querer te cobrar os prejuízos da moto e os dias que ficou parado sem ganhar dinheiro.

ABALROAMENTO EM MOTO NÃO É COLISÃO. É ATROPELAMENTO! FAÇA BOLETIM DE OCORRÊNCIA!!! PONHA ISSO NA CABEÇA! ORIENTAÇÃO PARA QUEM TEM CARRO! E para amigos de quem tem!!! ISSO ACONTECE!

[…] Orientação das seguradoras: Todas as vezes que os senhores se envolverem em acidente de trânsito, cujo terceiro seja um motoqueiro, façam o BO (boletim de ocorrência), independentemente de serem culpados ou não. Têm ocorrido fatos em que o motoqueiro é o culpado e tenta fazer um acordo no local, diz que está bem e não quer socorro médico. Só que, depois, ele vai a um distrito policial, registra o BO e alega que o veículo fugiu do local sem prestar socorro, cobrando, na justiça, dias parados, conserto da moto, etc… Na maioria dos casos, as testemunhas do motoqueiro são outros motoqueiros. Isto é um fato, pois está ocorrendo com muita frequência Portanto, não caia na conversa do motoqueiro, que diz não ter acontecido nada. Em um dos casos recentes a pessoa envolvida foi até a delegacia registrar BO e, eis que, quando chega à delegacia, lá estavam os tais amigos do motoqueiro tentando registrar BO de ausência de socorro.

ISTO É IMPORTANTE !!! QUEM NÃO FOR MOTORISTA, REPASSE AOS AMIGOS. ABALROAMENTO EM MOTO NÃO É COLISÃO. É ATROPELAMENTO!

Acidente ou abalroamento com moto não é colisão, é atropelamento?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Como é possível imaginar, muita gente compartilhou a história como verdadeira. Mas, a verdade é que essa história de abalroamento ser atropelamento não faz o menor sentido. O Boatos.org resolveu checar as informações, veja o que encontramos.

A mensagem, que circulou em aplicativos de mensagens nos últimos dias, na verdade já é antiga. Com uma busca rápida na internet, encontramos relatos dessa história desde 2013. Em alguns, há informações de que teriam acontecido “no mês de abril”, mas não diz em qual ano.

Procuramos qualquer vestígio da informação na fonte citada, o Denatran, e obviamente não encontramos nada. Além disso, a história possui características de boatos: é alarmista, não possui data, tem erros de ortografia corriqueiros e pedidos de compartilhamento.

A título de conhecimento, saiba que uma batida entre um carro e uma moto não tem como ser considerada um atropelamento. Uma vez que está em um veículo, a vítima deixa de ser pedestre. É isso que aponta o Código de Trânsito Brasileiro. E, sim, moto é veículo.

E mais: em toda e qualquer batida, a culpa é de quem infringiu a lei, independentemente de ser carro ou moto. Em alguns lugares existem sistemas de determinação da culpa em que a porcentagem de culpa é atribuída a cada motorista. Se você tem dúvida, pode conferir aqui.

Sendo assim, podemos afirmar que a história de que um acidente (ou abalroamento) é atropelamento. e não colisão. é boato. Mas, vale lembrar, que é sempre importante fazer o boletim de ocorrência em acidentes de trânsito. Seja de carro ou de moto.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão dos leitores Agenor André, Maiza Araújo, Marcos Dias, Douglas Alencar, Janete Salgueiro e Edgar Aoki. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou no WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.