Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > 7 histórias falsas sobre leis de trânsito que sempre enganam os motoristas

7 histórias falsas sobre leis de trânsito que sempre enganam os motoristas

Caótico nas grandes cidades, quase sem fiscalização nas terras do interior, histórias sobre o trânsito sempre dão o que falar. A equipe do Boatos.org separou sete mentiras sobre leis de trânsito que enganam motoristas de norte a sul do país.

A frota de carros e motos brasileira não para de crescer. Ainda que os apelos em prol do Meio Ambiente e para diminuição de CO2 estejam por toda parte, estamos longe de viver em um país onde veículos fiquem nas garagens e bicicletas tomem as ruas.

Mais eficientes que blitz de fiscalização, balelas na internet sobre leis de trânsito enganam motoristas
Mais eficientes que blitz de fiscalização, balelas na internet sobre leis de trânsito enganam motoristas

Bem por isso, um sério problema do Brasil é lidar com a quantidade de carros e motos por aí e encontrar uma forma definitiva de controlar o trânsito. Também estamos distantes do dia em que essa tarefa será concluída satisfatoriamente. Enquanto esse tempo não chega, espalham-se na internet mais e mais histórias falsas sobre leis de trânsito. Separamos sete mentiras que já enganaram – e ainda enganam – muitos condutores por aí. Confiram:

1 – Calibraram os semáforos para você dançar no amarelo

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Um áudio e uma mensagem compartilhados no WhatsApp viralizaram a séria denúncia de que o Departamento de Trânsito (Detran) estaria calibrando os semáforos do país para multar motoristas que ultrapassassem o sinal amarelo.

No áudio, um homem aconselhava outros motoristas a não avançarem o sinal amarelo sob pena de serem pegos pelo radar de avanço e acabarem multados. Fomos atrás de qualquer indício de que a denúncia fosse real e não encontramos nada.

As várias falhas na informação e o desentendimento sobre os semáforos que são programados previamente e não mudam de cor quando bem entendem só fizeram matar a charada. Tudo alarmismo e boato para assustar motorista desatento. Leia mais sobre o boato aqui.

2 – Cuidado! Colidir com uma moto é atropelamento

Também se espalhou muito rapidamente a história de que colisões de carros com motocicletas são consideradas atropelamento. Uma mensagem compartilhada nas redes sociais afirmava que o Denatran considera atropelamento qualquer tipo de acidente envolvendo uma moto e que, portanto, os motoristas de carros teriam que lidar com processos referentes a esta acusação.

Acontece que a mensagem repassada recentemente era antiga e circulava na web há pelo menos três anos. No Denatran, não foi encontrada nenhuma informação que corroborasse com o tal alerta. No Código Brasileiro de Trânsito também não.

Para piorar, quem inventou essa história cometeu os clássicos erros de ortografia, usou fontes estratégicas para disfarçar a mentira e ainda nem entendia muito do assunto – só é atropelamento quando envolve pedestre! Enfim, usaram a fórmula básica da boataria e enganaram muitas pessoas por aí. Leia mais sobre o boato aqui.

3 – Burle o bafômetro com vinagre

Entre as leis mais odiadas da história do país, a Lei Seca segue em vigor e “pegando muita gente no pulo” como dizem. Também continuam as tentativas de burlar o bafômetro durante as fiscalizações da polícia para evitar aquela multa salgada e os pontos a menos na carteira.

Provavelmente por isso é que a história de que beber vinagre ajuda a enganar o bafômetro na blitz se espalhou tão rápido pela internet. A mensagem compartilhada nos últimos meses tentava provar, quase quimicamente, que o vinagre ajudaria a disfarçar o álcool no momento do teste.

No entanto, apesar de fórmulas e explicações aparentemente convincentes, a coisa toda era falsa e rodava na web há quase uma década. Esse mito do vinagre chegou a enganar tanta gente que foi até esclarecido por um especialista da USP à Folha de S. Paulo. Esperto mesmo foram aqueles que não acreditaram nessa balela e evitaram da maneira correta não tomar multa por aí. Leia mais sobre o boato aqui.

4 – Cancelam a CNH após 30 dias do vencimento

Entre as balelas mais clássicas relacionadas com o trânsito, a história de que após 30 dias de vencida a CNH ela é automaticamente cancelada voltou a circular este ano. Segundo a mensagem compartilhada na internet, qualquer motorista que deixasse ultrapassar o prazo de 30 dias sem renovar o documento teria que fazer todo o curso de preparação e exames para tirar uma nova carteira de habilitação.

Acontece que a mensagem era nada mais nada menos que a mutação de uma mentira repassada desde 2008. A confusão toda foi gerada pelos tais “30 dias” que são, na realidade, o prazo para que os motoristas circulem com o documento vencido sem que haja problemas.

De tanto que essa corrente ganhou força ao longo dos anos, até o Detran desmentiu a história. E quando o órgão responsável pela emissão de CNH diz que o vencimento após 30 dias é uma deslavada mentira, é mentira. Leia mais sobre o boato aqui.

5 – As câmeras estão de olho… E multando

Com medo de acabar com dor no bolso, as pessoas tendem a acreditar facilmente nessas histórias sobre o trânsito. Quando as mensagens compartilhadas indicam um novo método de aplicar multas, aí, não tem jeito, muita (muita mesmo) gente acredita.

Bem por isso, se espalharam rápido pelas redes sociais várias histórias sobre câmeras de trânsito que filmariam motoristas ao celular e sem cinto. Segundo a mensagem que foi repassada durante outubro de 2016, quando a câmera identificasse a infração ela multaria automaticamente o(a) infrator(a).

Depois de ir a fundo para descobrir sobre esse alerta, a equipe do Boatos.org descobriu que a mensagem estava circulando o Brasil e mudava de acordo com o local de compartilhamento. Assim, havia versões para o Rio de Janeiro, Teresina e Fortaleza.

No fim, também descobrimos reportagens em importantes jornais destas cidades discutindo o tema e esclarecendo que não haveria câmeras multando motoristas sem cinto e/ou dirigindo com o celular. Mais uma vez, uma balela mutante rodou o país. Leia mais sobre o boato aqui.

6 – O carro radar da PRF vai multar você

Outra história sobre “esquemas de multas” foi a denúncia do carro radar da Polícia Rodoviária Federal. A foto de um carro da PRF na estrada com um radar acoplado no teto circulou no Facebook e revoltou a galera. Segundo a história compartilhada, a PRF usava o radar nas estradas para multar qualquer veículo que a ultrapassasse a mais de 80km/h.

Embora tenha viralizado rapidamente, a história do carro radar da PRF foi mais uma invenção descompensada. Na verdade, em nota de esclarecimento enviada ao próprio Boatos.org a PRF explicou que o carro fotografado na verdade circula para realizar testes com o aparelho.

No entanto, ele não multa ninguém (e não é um radar) e sim fiscaliza se os veículos são roubados ou tem qualquer irregularidade registrada no Dentran. Logo, usaram uma foto real para espalhar uma balela… tão típico. Leia mais sobre o boato aqui.

7 – Da blitz de “amanhã” ninguém escapa

Cansados dos esquemas de corrupção e das tramoias impressionantes da política brasileira , as pessoas facilmente acreditaram no alerta da blitz que circulou a web no meio do ano.

A mensagem, supostamente um aviso de boa fé, avisava que “amanhã” haveria uma mega operação dos órgãos públicos para parar pelo menos 16 mil veículos e apreendê-los a fim de arrecadar dinheiro para o governo.

Embora a mensagem fosse antiga e não mencionasse onde nem quando (que amanhã?) o grande esquema aconteceria, em tempos como o que estamos vivendo ficou fácil enganar o pessoal. Mesmo assim, tudo balela, e mesmo hoje, meses depois, ainda se espera que “amanhã” a blitz pegue 16 mil desafortunados. Leia mais sobre o boato aqui.