Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Vídeo que mostra homem surfando com tubarão é falso

Vídeo que mostra homem surfando com tubarão é falso

Vídeo que mostra homem surfando com tubarão faz parte de campanha publicitária
Vídeo que mostra homem surfando com tubarão faz parte de campanha publicitária

Boato – Surfista pula na água com uma vara de pescar com um monte de carne, pesca um tubarão e surfa com ele.

Não são raras as incríveis imagens que aparecem na internet envolvendo os “perigos” do fundo do mar. E, provavelmente, a criatura mais temida do fundo do mar é o tubarão. Porém, parece que ainda existem pessoas que o desafia.

Um vídeo que circula pela internet mostra uma sequência de cenas inacreditável. Um homem aparece em cima de um píer com uma vara de pescar, quilos de carne e uma prancha.

Após jogar tudo no mar, ele pula, sobe na prancha e começa a tentar pescar. Em poucos momentos um tubarão aparece e morde a isca. Após isso, ele começa a pratica algo semelhante a wakeboard com o bichano. Por fim, ele comemora o feito e surfa em uma prancha. Assista ao vídeo:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Junto ao vídeo, a sugestiva mensagem:

Como tem gente maluca nesse mundo!!! Como disse o autor: Comeu a caixa e jogou o Gardenal fora!!!….rs….

Realmente, ninguém em sã consciência faz uma coisa dessas. A não ser que o vídeo seja falso! E depois de algum tempo de pesquisa, descobrimos que o vídeo foi feito de mentirinha.

Resolvemos buscar a origem do vídeo. E chegamos a alguns sites. Esse site especializado em tubarões (!) faz uma análise da origem do vídeo e aponta que ele faz parte de uma campanha de marketing. O vídeo faz parte de uma propaganda da marca de óculos de sol (e outros tipos de óculos) Arnette.

O vídeo foi gravado no ano de 2008 e postado em uma conta chamada Notorius. Ao fim da descrição do vídeo, há um link para o site da loja. Uma curiosidade, o link original teve menos views do que outras cópias posteriores na internet. Talvez, as cópias tenham dado o caráter de “aconteceu de verdade” que o link original não teve.

Já sabemos que o vídeo foi usado de forma original. Agora saiba que não existiu tubarão algum. Nas imagens, com cortes rápidos, o tubarão não aparece em momento algum. Apenas a suposta barbatana é mostrada. Ao final do vídeo, um surfista está quase na beira da praia. Àquela altura, o tubarão já teria encalhado. Por fim, leitores apontam para um motor no tempo de 0:53 no vídeo.

Se você não acreditou em mim e na análise do Boatos.org, este site aponta ainda que o pedaço de carne desaparece da vara de pescar no início do filme e que o diretor é Benso Theodore. Ele é responsável pelo filme do bebê que toca uma música do Black Keys que nem gente grande. Essa história foi tão real que foi desmentida no Boatos.org. Concluindo: o vídeo não passou de um promocional para uma campanha publicitária devidamente armado para parecer real.