Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Vídeo falso mostra fantasma no funeral de Roberto Bolaños, criador de Chaves

Vídeo falso mostra fantasma no funeral de Roberto Bolaños, criador de Chaves

Boato – Um fantasma apareceu durante o funeral do criador de Chaves, Roberto Gómez Bolaños, no dia 30 de novembro de 2014 no estádio Azteca.

Uma das notícias que mais chamou atenção na internet no final de novembro e início de dezembro de 2014 foi a morte de Roberto Gómez Bolaños, o criador dos personagens Chaves e Chapolim. Chespirito (nome como era chamado) recebeu homenagens em diversos países do mundo, inclusive no Brasil. No México, um grande funeral foi feito no estádio Azteca no dia 30 de novembro.

Foi justamente nesse funeral que apareceu mais uma polêmica relacionando Bolaños na web. Depois de ter a morte desmentida diversas vezes, surgir textos que falam que Chaves é relacionado ao sete pecados capitais e que um longa-metragem seria lançado, começou a circular na internet um vídeo que apontava que um fantasma de Bolaños teria aparecido em seu funeral. Assista ao vídeo e leia o texto:

O vídeo viralizou quase tanto quanto a morte de Bolaños na internet. Portais brasileiros como o NE10, o Yahoo! e o da Rede TV acabaram dando a notícia. Em todos os casos, eles deram o benefício da dúvida ao internauta. Mas com o Boatos.org, o papo é diferente.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Trabalhamos bastante para tentar matar essa charada, mas conseguimos. Depois de procurar incessantemente para encontrar um vídeo da tal missa do Chespirito chegamos a esse site blog do Peru que tem a íntegra do vídeo da missa de homenagem. Infelizmente não conseguimos acessar o vídeo (por ser privado a um país), mas olhe o tumbnail. Na imagem, não há fantasma algum. É só olhar.

Além disso, um programa também do Peru resolveu procurar um esotérico para ver se a história do fantasma poderia ser real. Ele atestou que tudo não passa de uma montagem muito tosca. Felix Rivera, um parapsicólogo do país, apontou que quando o fantasma se mexe não há variações de cor próximo a ele. Isso evidencia que se trata de um vídeo feito em duas camadas. Ou seja, editado para incluir um fantasma.

Com esses indícios, podemos afirmar que a história do fantasma de Roberto Gómez Bolaños no próprio funeral não passa de mais uma brincadeira na internet. O único jeito de você ver espíritos perto de Chespirito é no episódio Espíritos Zombeteiros de Chaves.

PS: esse artigo foi uma sugestão dos leitores Francisco Othon e Leandro Melito no Fórum do Boatos.org no Facebook. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.