Vídeo falso: Camaleão muda de cor por causa de óculos de sol

Camaleão muda de cor por causa de óculos, diz boato
Camaleão muda de cor por causa de óculos, diz boato

Boato – conhecido por sua capacidade de disfarce, cameleão aparece em quatro cores diferentes em vídeo que viralizou na internet.

O mundo animal é uma graça e um mistério, isso nós bem sabemos. A quantidade de bichinhos (ou bichões) curiosos, estranhos e com capacidades interessantíssimas é enorme. Tem a rã minúscula com a pele venenosa que te mata em segundos, tem o besouro que carrega excremento no escuro até a própria casa, tem o morcego que se pendura de cabeça para baixo para usar a gravidade a seu favor.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99331-6821 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

A lista é quase sem fim. E nela não podemos esquecer o destaque que tem o camaleão, animal curioso capaz de mudar de cor de acordo com o ambiente em que está. O bicho é tão esperto que modifica a pigmentação da pele até de acordo com óculos de sol colorido que esteja em contato com ele. Ei, espera, essa parte é mentira.

Sim, fiquem tristes aqueles que acreditaram no vídeo que mostra o bichinho fofo, mudando várias vezes de cor só de tocar nos óculos coloridos. As imagens publicadas no Facebook em 13 de setembro já tem mais de 680 mil compartilhamentos e 62 mil curtidas. Só que (sempre tem um ‘porém’) o vídeo que viralizou agora é na verdade de 2009, e no Youtube já tem mais de 8 milhões de visualizações.

Sucesso antigo, as imagens são de um camaleão real, claro, mas as cores que o animal assume são resultado de uma muito bem formulada edição de imagens. O vídeo é um comercial da empresa Rayban Sunglasses realizado pela agência Cutwater, lá no ano de 2009, como já mencionado.

Talvez fique mais fácil de acreditar que o vídeo é verdadeiro, pela capacidade real que os camaleões têm de modificar a cor da pele. Algo que acontece principalmente quando o animal está em perigo ou caçando, feito involuntariamente por uma parte de seu cérebro que manda sinais para as células da pele via corrente sanguínea.

Trata-se de um mecanismo que o animal utiliza em situações específicas, como adaptações ao clima, temperatura, para comunicação e resposta à luz, não quando toca em um objeto qualquer.

O cuidado que os produtores tiveram em mostrar algumas cores que os camaleões realmente assumem (vermelho, verde, preto, rosa) é mais um ponto positivo para a criatividade do comercial, mesmo assim é mentira. A título de curiosidade, algumas espécies apenas conseguem se modificar para as cores verde, cinza e marrom.

Para os que se impressionaram com o vídeo e resolveram ter um camaleão, não desistam da ideia, as imagens são produto de um comercial publicitário, mas o animal continua interessante (e uma graça, não?!). Apenas não espere que se você colocá-lo em cima de um vestido rosa choque, o bichinho vai ficar igualzinho à cor da roupa, ao estilo ‘acessório que combina’.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)