Mensagem falsa: animais são triturados em máquina e viram hambúrguer

By | 25/07/2014
Mensagem falsa aponta que animais são triturados para serem feitos hambúrger

Mensagem falsa aponta que animais são triturados para serem feitos hambúrger

Boato – Vídeo mostra animais mortos sendo jogados em triturador usado para fabricação de hambúrgueres e embutidos.

A indústria de carnes está no rol dos assuntos mais badalados quando se tratam de polêmicas, imagens chocantes e críticos (ou defensores) engajados. Não raramente, vídeos, fotos e/ou tutoriais sanguinários sobre o processo de fabricação da carne que chega a sessão de congelados do supermercado aparecem na Internet, e aí como diriam as vovós, “é aquele bafafá”.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

O reboliço do momento é um vídeo compartilhado no Facebook  e publicado no Yutube que mostra animais mortos sendo triturados por inteiro. Segundo o dono da postagem, a carne resultante dessa trituração é utilizada para fabricação de hambúrgueres e embutidos (salsicha, mortadela, presunto).  Acompanhado da seguinte legenda:

Curta também a nossa página no Facebook e não caia em boatos

Para os amantes de: HAMBÚRGUER, PATÊS, SALSICHAS, EMBUTIDOS, APRESUNTADOS, FAST FOOD’S entre outros. Como já se dizia, do Boi se aproveita até o berro. BOM APETITE’

O vídeo, que optamos por não mostrar aqui no Boatos.org, já rendeu mais de 87 mil compartilhamentos. Os comentários na postagem original se dividem entre a incredulidade e a certeza de que as imagens são montadas. A verdade é que as imagens são verdadeiras, mas a informação de que a carne dos animais triturados é utilizada na feitura de hambúrgueres e embutidos é errada, e falsa.

O processo de fabricação de hambúrgueres passa por três etapas principais – trituração, formação e envase. A matéria-prima do processo é a carne magra, ou seja, com pouca gordura (geralmente carnes menos nobres, conhecidas como carnes de segunda), a papada e a proteína texturizada de soja. Essa matéria-prima é picada e moída e depois triturada para que as partículas de carne fiquem ainda menores.

Na etapa de formação, a mistura passa por aparelhos industriais (orifícios e tubos) que resultam no formato circular, mas há também a formação manual, feita por guilhotina ou navalha. Por fim, o hambúrguer é mantido congelado em equipamento refrigerador a – 40 °C até o envase. O Envase (a embalagem) é individual (em polipropileno) e depois em caixas de papelão, mantidas então a 12 °C.

Desmistificado o verdadeiro modo de produção do hambúrguer, vamos às imagens. Os animais mortos que aparecem triturados por inteiro fazem, de fato, parte de um processo. Um processo de tratamento de carcaças e restos animais, chamado compostagem.

Trata-se de um método ambientalmente correto de destino para animais mortos e restos de parição, que a própria Embrapa indica. Consiste na trituração, esquartejo e/ou corte das carcaças em pedaços menores e mistura com esterco animal, material de areação (casca de arroz, palhadas de feijão, casca de amendoim, entre outros) e água. Com isso há fermentação do material orgânico e atuação de bactérias e fungos.

O processo de compostagem seria o ideal para criadores de animais, por se tratar de uma forma ecológica de destinação de restos animais, que serve de adubo natural e evita o comprometimento de lençóis freáticos, a poluição do ar (com gases tóxicos da decomposição) e odores desagradáveis.

Recapitulemos, então. Hambúrgueres não são feitos de animais mortos triturados por inteiro e animais mortos são triturados por inteiro para reciclagem de material orgânico de forma correta. Fica o esclarecimento para quem queira manifestar-se na próxima polêmica “carnívora” que aparecer na rede.

Nota do editor: o blog não visa defender a indústria que existe por trás dos abates e más condições de vida dos animais. Porém, é nossa obrigação esclarecer ruídos de informação como esse mostrado no boato.

PS: esse artigo foi uma sugestão da leitora Francieli Cremon. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.  

12 thoughts on “Mensagem falsa: animais são triturados em máquina e viram hambúrguer

  1. Rodrigo

    Mesmo que não seja verdade, prefiro não me alimentar de cadáveres. Hoje prefiro os hambúrgueseus e salsichas de soja. A humanidade evoluiu em tecnologia, mas ainda continua primitiva. Precisamos evoluir. Carne é nojento e sinônimo de crueldade e destruição do meiogurte ambiente.

    Reply
  2. gildo Gomes dosSantos

    cara so sei que tô evitando consumir esse tipo de produto verdade ou nao acho que os fabricantes deveria mostra sua qualidade de produto ao consumidor , ou seja ser mas tranparente possível

    Reply
  3. Guilherme

    Se não é pra hambúrguer é para oque? Fala sério cara. Prova que não é!

    Reply
  4. Vinicius

    Fake ou não a put&ria com os animais é a mesma…..acaba tudo em morte…..morte que pagamos convenientemente para não ver….bando de hipócritas

    Reply
  5. Alex

    Meus caros, acho que esse video não se trata de fabrica de hambúrguer, no entanto, poderiam postar um video de como se faz os cortes e preparo em uma fabrica de hambúrguers para ficarmos mais aliviados. Ficou a dúvida!

    Reply
  6. Daniel Flavio

    O que a maioria não deve ter percebido é como os animais estão inchados e rígidos. Essa é a condição biológica de um animal em princípio de decomposição, ou seja, de pelo menos dois dias após o óbito em condições climáticas amenas.
    Quem acredita que esses animais acabaram de morrer, parabéns, não coma hambúrguer !!!

    Reply
  7. Silvano

    O caro amigo blogueiro me desculpe por lhe chamar de defensor ou ingênuo, mas ali naquele video não se vê em momento algum carcaças de animais e sim animais que acabaram de serem mortos. Nem um só deles estava em estado ruim de morte por doenças por exemplo. A não ser que tenha sido um exterminio devido a alguma doença no rebanho. Mas quando isso acontece a saúde manda que sejam cremados e não triturados. Pra cima de mim?

    Reply
    1. Cris

      Caro amigo, observe com mais atencao! Os animais estao rígidos… Outro detalhe, animais frescos encheriam a máquina de sangue…. Abraços

      Reply
  8. edson francisco flausino sene

    uma estrutura montada.. artesanalmente.. de maneira rustica.. primitiva.. (visando so o lucro) como ocorre em todos os ambientes.. do oriente (em meio a moscas).. onde se mata qualquer animal.. inseto.. tem zelos pela saude alheia ? ao amigo Jose Vitor.. desculpe.. mas nao entendi toda esta preocupação.. em justificar o injustificado.. as cenas falam por si meu amigo.. esta e tantas outras. fartamente divulgadas pela internet (graças a liberdade da internet)..

    Reply
  9. Jose Vitor

    Perfeito esclarecimento, eu já havia visto o vídeo e de imediato comentei que provavelmente seria uma fabrica de ração animal ou sabão. é preciso que se tome muito cuidado com o que se ve na Net.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *