Lenda urbana: Sereia de Manaus é encontrada na Praia da Lua

By | 09/02/2014
Sereia de Manaus teria sido visto na praia da Lua, diz hoax

Sereia de Manaus teria sido visto na praia da Lua, diz hoax

Boato – Morador teria achado a sereia próxima à Praia da Lua, em Manaus. Criatura teria aparecido no local após um tsunami

Criatura mitológica, a sereia sempre fascinou muitas pessoas com histórias fantásticas. Mas desde o início deste século, a lenda de uma sereia nada bela circula na web. Oboato traz a notícia de que uma sereia foi encontrada por populares em Manuas (Amazonas). A criatura teria aparecido após um tsunami na Praia da Lua e estava sob analise de especialistas.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Os cientistas queriam  encontrar a origem da espécie e confirmar o parentesco com seres humanos. O texto também afirma que as fotografias da criatura divulgadas na internet não possuem alterações ou edições.

A informação é de 2008, mas voltou a circular em 2012, e possui até uma matéria feita por um programa local de Manaus, onde “testemunhas” e um “biólogo”, comentam a respeito do caso. Assista ao vídeo:

Leia o texto:

Uma Sereia foi encontrada em Manaus na Praia da Lua. Quem a encontrou foi o vendedor ambulante José Augusto de Azevedo. Lucivaldo Farias, barqueiro também acompanhou a descoberta da Sereia de Manaus, como está sendo chamada a Sereia que foi encontrada na Praia da Lua.

O Biólogo Ricardo Strubbi diz que a Sereia possui características comuns tanto aos peixes quanto aos mamíferos e que pode ser uma espécie ainda não catalogada, ou vítima de uma mutação causada pelos resíduos químicos que são despejados em rios e mares. Mas nada sobre a Sereia de Manaus é certo, ainda deve-se passar por um processo de análise.

Após o Tsunami foi descoberto um ser marítimo semelhante a uma sereia. O animal foi encontrado por um caseiro, na praia da lua e levou uma multidão de curiosos ao local. Especialistas tentam provar que o peixe-sereia tem parentesco com o ser humano. A sereia é uma espécie de homem adaptado a vida debaixo d’água durante os últimos milhões de anos. Após a análise da fotografia, técnicos especialistas no tratamento de imagens confirmaram que a foto não possui defeito algum, ou seja, a textura em pixels ou bitmap é perfeita, além de não existir falhas de edição.

Já dá para imaginar que tudo não passa de uma balela. Trata-se de um hoax antigo que já fez a sereia viajar para outros locais como a Flórida e Indonésia, e que sofreu algumas modificações para se adaptar ao Brasil. O texto apresenta fontes com nomes, mas se contradiz no primeiro paragrafo ao relatar que o ser havia sido encontrado por um vendedor ambulante, e no segundo paragrafo afirma ter sido um caseiro. Também não existem outras informações sobre qual tsunami a notícia relata.

O vídeo, que traz depoimentos de moradores da região onde a suposta sereia havia sido encontrada, parece ser parte de um quadro humorístico, já que o repórter que segue o estilo Gil Gomes de apresentação, não poupa esforços para o exagero. A matéria traz até a causa da morte do ser, que segundo o biólogo entrevistado, seria uma pancada na cabeça causada por uma embarcação.

Já as fotografias usadas como provas na verdade fazem parte da obra do artista plástico Juan Cabana. É por isso que não possuem edições, já que se trata de fotos reais com uma sereia falsa.

Cabana faz os bonecos com restos de animais mortos algo que deixa de fato as esculturas mais realísticas, despertando o imaginário popular. Na página  de Juan Cabana, é possível encontrar inúmera galerias de “sereias” feitas por ele, e que podem até ser compradas por valores que variam de mil até US$10 mil dólares.

O quadro Detetive Virtual do Programa Fantástico, da Rede Globo, também falou sobre o caso. E claro, apontou que tudo não passa de uma boato.  Veja no vídeo abaixo. O assunto também virou tanto uma lenda urbana que acabou entrando no site Desiclopédia.

Concluímos que as fotos do hoax usadas como provas são obras do artista plástico, Juan Cabana, e já foram usadas para dar credibilidade a outras notícias falsas sobre a existência de criaturas marinhas. Sendo assim, não existe sereia nenhuma em Manaus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *