Foto de Lula gigante encontrada na Califórnia (EUA) é falsa

By | 10/01/2014
Foto de Lula encontrada em praia da Califórnia é montagem grosseira

Foto de Lula encontrada em praia da Califórnia é montagem grosseira

Boato – Pela segunda vez nos últimos meses, uma criatura gigante foi encontrada na Califórnia. Desta vez, a criatura encontrada tinha cerca de 50 metros.

Como já foi dito algumas vezes no Boatos.org, o acidente nuclear de Fukushima rende muito material falso para a internet. A bola da vez é o aparecimento de uma lula gigante no mar da Califórnia, nos Estados Unidos.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

De acordo com o texto do boato, que foi publicado em inglês no site The Lightly Braised Turnip (algo como o nabo levemente refogado), um animal de 160 pés (o equivalente a 48 metros) foi encontrado em uma praia de Santa Mônica, nos EUA. O texto dizia o seguinte:

Second Giant Sea Creature Washes Ashore Along Santa Monica Coastline – Alarms Sound Over Radioactive Gigantism Giant Squid Discovered On California Coast And Scientists Suspect Radioactive Gigantism.

A tradução ficaria algo como:

É segunda criatura gigante do mar encalha na costa de Santa Mônica. Este é um alerta sobre o gigantismo radioativo. Lula gigante foi descoberta na costa da Califórnia e cientistas suspeitam de gigantismo radioativo.

A matéria fala que explicação para a criatura bizarra aparecer seria o desastre de Fukushima. Especialistas teriam dito que o animal teria vindo das águas da usina nuclear e teria mutações genéticas que acarretam no crescimento descontrolado.

O texto ainda cita personagens como Cynthia Beard (gerente do parque de Santa Mônica),  Martin L. Grimm (professor da faculdade local de biologia),  Bruce Kenner (PhD), Sandy Duncan (almirante de mar) e Marquise Griffon.

Mas e aí? A história é verdade? Para você ver o artigo aqui no Boatos.org, já deve imaginar a resposta. Primeiramente, a foto é uma montagem grosseira de um encalhamento de uma baleia na praia de Concepción, no Chile. Esta matéria do G1 mostra a imagem da baleia que virou a lula gigante (após a montagem).

A lula “gigante” vem da Espanha. Em outubro de 2013, foi encontrada uma lula de nove metros na praia de Cantabria. Essa matéria do Portal Terra fala do assunto e mostra a foto da Lula (que após a montagem passou a ter 50 metros).

Além disso, o texto também é falso. Ao tentar buscar a notícia em outra fonte confiável, nada encontramos. Só encontramos desmentidos. Um deles é do site The Epoch Times . O outro desmentido está no site Snopes (que desmente boatos na web). Checamos os personagens e nenhum deles existe.

Com essas informações, chegamos à conclusão de que a história é falsa. Detalhe: mesmo sem a tradução da história para o português (o que renderia “novos elementos falsos”, com certeza), a história fez sucesso em redes sociais no Brasil.

PS: esse artigo foi uma sugestão do leitor (e amigo) Leyberson Pedrosa. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *